O vereador vicentino Jatobá apresentou, na Câmara Municipal, um anteprojeto ao Poder Executivo para que seja instituída a política municipal de prevenção ao abandono e evasão escolar em São Vicente. O parlamentar ressalta a gravidade do quadro educacional municipal, afirmando que o problema já vem do passado, mas que se agrava ainda mais devido ao momento de pandemia de covid-19.
“Nossos jovens desistem dos estudos por inúmeros motivos e os prejuízos econômicos e sociais para o país são profundos. As consequências do abandono escolar durante a adolescência são muito prejudiciais ao longo da vida. As chances de se ter uma saúde mais frágil, menor renda e se envolver com criminalidade são maiores”, justifica Jatobá
O Abandono escolar é a situação que ocorre quando o aluno deixa de frequentar as aulas durante o ano letivo, mas retorna no ano seguinte. Já a evasão escolar é a situação do aluno que abandonou a escola ou reprovou em determinado ano letivo, e que no ano seguinte não efetuou a matrícula para dar continuidade aos estudos, isto é, ele sai da escola e não volta mais para o sistema.
No anteprojeto, Jatobá explica que a implementação das diretrizes e ações da Política Municipal de Prevenção ao Abandono seria será executada de forma intersetorial e integrada, e coordenadas, principalmente, pela Secretaria de Educação, mas unindo esforços com outras pastas, entidades não-governamentais, da sociedade civil e da iniciativa privada.
Dentre as ações da política municipal estão atividades e/ou disciplinas desenvolvidas nas escolas que discutam quais são as aspirações dos alunos para o futuro e quais são as principais possibilidades acadêmicas e profissionais e incentivo para escolhas certas (Nudge).
A política inclui – Desenvolvimento de programas, ações e conexões entre diversas esferas, o programa escola em período integral, a aproximação da família do aluno de suas atividades escolares por meio de atividades, formação de grêmios, grupos esportivos e de estudos, visitas aos alunos evadidos, se possível com a presença dos demais alunos de sala, como forma de incentivo ao seu retorno escolar e palestras e rodas de conversas conscientização e combate ao bullying.
No projeto ainda consta promoção de palestras e rodas de conversas de conscientização e combate a gravidez precoce; identificação de alunos e famílias que precisam de apoio financeiro para despesas básicas, Cadastro de Permanência de Aluno, com a finalidade de acompanhamento estatístico, entre outras ações