Informatização e evolução, essas são as palavras que definem a integração do sistema NUSA em toda a rede de saúde da Cidade. Desta vez, a UBS/ESF JIP, no Jóquei Clube, recebeu a novidade e está operacionalizada com o prontuário eletrônico. Com isso, a partir deste mês, a unidade já realiza agendamento para consulta de forma on-line e demais serviços. O lançamento aconteceu nesta quarta-feira (7).
Essa é a terceira unidade a receber o sistema, que vai englobar todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs), bem como os equipamentos da Atenção Básica, Atenção Especializada e Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência da Cidade até o fim do ano. O NUSA colhe as informações dos pacientes atendidos, encaminha e armazena os dados no Ministério da Saúde, agilizando o processo que demorava vários dias. O programa é integrado com o E-SUS, centralizando as informações dos prontuários dos pacientes em um único lugar, facilitando o acompanhamento em qualquer setor de saúde da Cidade.
Os agentes de saúde também foram contemplados, cada um, recebendo um celular para realizar o acompanhamento dos pacientes em casa, analisando situação vacinal, remédios disponíveis na farmácia (para uso do munícipe), marcar consulta (evitando as filas na porta das unidades), entre outras funções.
“Estamos informatizando todo o setor de saúde, trazendo mais benefícios, economizando tempo do munícipe e melhorando o faturamento junto ao Ministério da Saúde, que será revertido para os equipamentos da Cidade”, enfatiza a secretária Michelle Santos.
Programa NUSA – O sistema de prontuário eletrônico NUSA é para uso da Secretaria de Saúde e permite que os médicos da rede pública cadastrem todos os atendimentos realizados em consultas.
A plataforma possui ferramentas que tornam o trabalho interno mais ágil e seguro, disponibilizando funções como histórico de consultas, diagnóstico, módulo atendimento, medicação, encaminhamentos, e demais serviços.
Todos os atendimentos a pacientes, desde o agendamento médico até a demanda espontânea, serão registrados neste prontuário, que permite acessar pesquisas diretas do E-SUS via CPF ou CNS, facilitando a busca de cadastro dos pacientes.
Todas as salas terão conexão ao sistema via desktop. Os dados gerados serão salvos em nuvem ou em servidor interno, com acesso único e exclusivo da Secretaria de Saúde.