Nesta quarta-feira (30), mais uma unidade de saúde receberá a informatização do programa NUSA. Trata-se da UBS/ESF Humaitá. O objetivo da Secretaria de Saúde (Sesau) é ampliar o serviço para todos os 26 postos da Cidade, até dezembro deste ano.
Assim como os equipamentos da Atenção Básica, a Atenção Especializada e Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência da Cidade passarão a utilizar esse sistema, integralizando os serviços e colhendo informações dos pacientes atendidos, que serão encaminhadas e armazenadas no Ministério da Saúde.
O programa é integrado com o E-SUS, centralizando as informações dos prontuários dos pacientes em um único lugar, facilitando o acompanhamento dele em qualquer setor de saúde da Cidade. Todas as informações estarão em um banco de dados, monitorado 24 horas pela Sesau.
Os agentes de saúde também receberão aparelhos celulares para realizar o acompanhamento dos pacientes em casa, sendo possível acompanhar a sua situação vacinal, além de ter acesso às informações sobre remédios disponíveis na farmácia, marcação de consultas (evitando as filas), entre outras utilidades.
“Já informatizamos a ESF Sá Catarina e, dessa vez, vamos inaugurar o sistema em uma unidade da Área Continental. No próximo mês, já vamos operacionalizar o sistema de agendamento de consultas e, com isso, evitar as filas na porta das unidades. Estamos trabalhando para oferecer sempre mais qualidade nos nossos serviços, pensando em proporcionar comodidade e conforto ao munícipe”, enfatiza a secretária de Saúde, Michelle Santos.
Programa NUSA – O sistema de prontuário eletrônico NUSA é para uso da Secretaria de Saúde e permite que os médicos da rede pública cadastrem todos os atendimentos realizados em consultas.
A plataforma possui ferramentas que tornam o trabalho interno mais ágil e seguro, disponibilizando funções como histórico de consultas, diagnóstico, módulo atendimento, medicação, encaminhamentos, e demais serviços.
Todos os atendimentos a pacientes, desde o agendamento médico até a demanda espontânea, serão registrados neste prontuário, que promove acesso à pesquisas diretas do E-SUS via CPF ou CNS, facilitando a busca de cadastro dos pacientes.
Todas as salas terão conexão ao sistema via desktop. Os dados gerados serão salvos em nuvem ou em servidor interno, com acesso único e exclusivo da Secretaria de Saúde.