Com planejamento cuidadoso e sério, a Cidade segue avançando no calendário de vacinação contra a Covid-19. Nesta sexta-feira (2), será a vez do público geral de 37 anos receber a primeira dose do imunizante. Mas é importante destacar que o cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br/ segue obrigatório para reduzir o tempo de espera na fila.
A Cidade conta com 26 postos de vacinação, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde Família (ESF), que aplicam as doses das 9h às 15h30, nesta sexta-feira. A ESF Rio Branco é um posto que também dispõe de sistema drive-thru, que funciona no mesmo horário, de segunda a sexta.
Além dos postos de saúde, o Shopping Brisamar segue vacinando na loja 329, em horário estendido, das 9h às 20h, para permitir que mais pessoas consigam se vacinar. Neste dia, o drive-thru, que fica no G7 do estacionamento, vacinará das 9h às 15h30.
A imunização segue também aos sábados, exclusivamente neste posto móvel do Brisamar, das 10h às 18h na loja, e das 10h às 17h no drive-thru.
A partir de segunda-feira (5), essas unidades voltam ao modelo ‘CoronaGripe’, ou seja, vacinam contra a Covid-19 das 9h às 13h30, e contra a gripe (Influenza) das 13h30 às 15h30.
“Não há um único fabricante de vacina que tenha capacidade de produção em larga escala, em curto prazo, para vacinar todos os vicentinos. A melhor vacina é a que está disponível. Por isso, estamos vacinando com todas as ‘marcas’ disponíveis, pois a ideia é atingir o maior número de pessoas e conter o aumento de casos, internações e óbitos”, comenta a secretária de Saúde, Michelle Santos.
Para a diretora de Vigilância em Saúde, Luciana Schiavetti, é importante que a população se imunize, e não escolha qual vacina pretende receber. “Quanto mais pessoas forem vacinadas, mais rápido conseguiremos sair dessa situação. Esses avanços no calendário de imunização são feitos de maneira séria e planejada, garantindo que todas as pessoas dos públicos em destaque recebam a primeira dose”.
Vacinação Solidária – Quem for se vacinar, pode ainda realizar um gesto de amor ao próximo, doando um quilo de alimento não perecível no posto de vacinação. A iniciativa faz parte da campanha “Vacinação Solidária”, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV).
“Esse é um gesto de amor, de fraternidade. É uma campanha que une vários setores para o bem comum, de ajudar àqueles em vulnerabilidade social. Então, se for se vacinar e puder ajudar, doe um quilo de alimento”, lembra a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS-SV), Thaynã Carneiro.
Confira os endereços das UBSs e ESFs da Cidade:
- UBS Central (Avenida Antônio Emmerich, 509 – Vila Mello)
- UBS Catiapoã (Av. Pérsio de Queiroz Filho, 733/734)
- UBS /ESF Náutica III (Rua Nicolau Patrício Moreira, 225)
- UBS/ ESF Praça Vitória (Praça Vitória, s/n – Vila Voturuá)
- UBS/ESF Parque Bitaru (Praça Infante Dom Henrique, s/n)
- ESF Parque São Vicente (Praça Dom Pedro I, s/n)
- ESF Japuí (Avenida Tupiniquins, s/n)
- UBS / ESF Vila Margarida (Rua Polydoro de Oliveira Bittencourt , 299)
- ESF Humaitá (Rua Maria Rocco, s/nº)
- UBS /ESF Samaritá (Rua Sergipe, 70)
- UBS/ESF Parque das Bandeiras (Praça Dário Aredes Lacerda, 70 Loja 11)
- UBS/ESF Vila Ponte Nova E ESF Quarentenário (Rua Salvador, s/n)
- UBS/ ESF Jardim Guassu (Rua Lagarto, 101)
- UBS/ESF JIP (Rua Roberto Koch, 584 – Jóquei Clube)
- UBS Pompeba (Rua Antonio da Costa, s/n)
- UBS/ ESF Sambaiatuba (Praça Dom Bosco, s/n)
- ESF Saquaré / ESF México 70 (Rua do Meio, s/n – Vila Margarida)
- UBS Tancredo Neves (Rua Luiz Meirelles Araújo, s/n)
- ESF Esplanada dos Barreiros (Avenida Brasil, s/n)
- ESF Sá Catarina (Rua Travessa do Parque, S/N – Catiapoã)
- ESF Parque Continental (Avenida Central, 940)
- ESF Gleba II (Avenida Dr. Celso Santos, 510)
- ESF Nova São Vicente e ESF Vila Ema (Rua Eliseu Almeida Melo, 10 – Vila Ema)
- ESF Jardim Rio Branco I (Rua Antônio Riscalle Husne, 1760)
- ESF Jardim Rio Branco II e III (Rua Eduardo Cação, s/n)
- ESF Jardim Rio Negro (Rua E, 110)