A Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau), em alusão ao Novembro Azul, mês que alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, promove, durante todo o mês, às sextas-feiras e sábados, ações direcionadas para a saúde do homem.
As atividades serão destinadas a homens que há mais de um ano não fazem exames preventivos. As ações oferecidas não se resumem apenas à prevenção do câncer de próstata (o de maior incidência entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele), mas focam também na identificação de outras doenças como hipertensão, diabetes, sífilis e HIV.
Às sextas-feiras, todas as unidades de saúde vão oferecer programações com atividade física, palestras, rodas de conversa, coleta de exames, testes rápidos para sífilis e HIV e, nas unidades que têm atendimento odontológico, prevenção ao câncer bucal.
Pensando nos homens que não conseguem passar por atendimento nos postos de saúde em dias úteis, por causa do trabalho, a Sesau vai disponibilizar, aos sábados, exames e consultas para que eles coloquem a saúde em dia.
A cada sábado, duas unidades, uma da Área Insular e outra da Área Continental, vão realizar triagem de enfermagem, aferição de pressão arterial e dextro (detecção de diabetes), avaliação antropométrica (medida das dimensões físicas de uma pessoa, que inclui peso, circunferência abdominal, altura, Índice de Massa Corporal – IMC, percentual de gordura e índice de padrão de crescimento), solicitação ou coleta de exames, consulta médica (após triagem) e prevenção do câncer bucal.
Confira os postos que vão atender aos sábados, das 9h às 15h:
Dia 6 – No Projeto Bairro Vivo, na Creche Eduardo Furkini (Rua Doutor Archimedes Bava, 365), no Gleba; e na UBS Central (Avenida Antonio Emmerich, 509).
Dia 13 – ESF Ponte Nova (Rua Salvador, 70), no Quarentenário; e na ESF Praça Vitória (Praça Vitória s/n), na Vila Voturuá.
Dia 20 – ESF Humaitá (Rua Maria Rocco s/n) e ESF Parque São Vicente (Praça Dom Pedro I s/n)
Dia 27 – ESF Rio Branco (Rua Eduardo Cação s/n) e UBS Central (Avenida Antonio Emmerich, 509).
“É importante que os homens tenham atenção com a saúde. Muitas doenças, quando diagnosticadas precocemente, têm tratamento e cura. Vamos abrir as unidades aos sábados para atender, principalmente, quem trabalha a semana toda e não consegue ter um tempinho para se cuidar. A prevenção ainda é o melhor remédio”, alerta Michelle Santos, secretária da Saúde de São Vicente.