São Vicente

São Vicente tem festival virtual de quadrilhas juninas

Preparem a coroa de rosas, porque começou as quadrilhas juninas mais charmosas do Estado de São Paulo. É que São Vicente, a capital estadual das juninas, está contando com uma mostra virtual que está sendo exibida nas redes sociais da Prefeitura, desde segunda-feira (19).

Ao todo, seis grupos tradicionais se apresentarão virtualmente, divididos em duas semanas, sempre segundas, quartas e sextas-feiras, às 19 horas. Participam as quadrilhas Mirim Tralalá, Paixão Caiçara, Fazenda São Pedro, Andy & Angel, Tio Cris e Tradição Vicentina.

O festival contará com premiações, como forma de celebração, oferecendo uma votação aberta à população em quatro categorias: “Mais animada”; “Melhor casal de noivos”; “Melhor marcador” e “Melhor rainha”.

Seguindo todos os protocolos sanitários, cada coletivo realizará apresentações em suas próprias sedes. Todos os grupos serão gravados pela equipe da Secretaria de Cultura (Secult) e, logo em seguida, os vídeos serão disponibilizados para transmissão ao público.

Votação e transmissão

Para assistir, é necessário acompanhar as datas de apresentação e acessar o canal no Youtube da TV Primeira, a partir das 19 horas, pelo link: www.youtube.com/user/tvprimeira

A votação será aberta aos sábados, nos dias 24 e 31 de julho, no período da tarde, pelos stories do Instagram da Prefeitura de São Vicente e estará disponível por 24 horas. Acesse pelo seguinte link: www.instagram.com/saovicenteoficial/

Confira a programação:

Dia 19 – Mirim Tralalá
Dia 21 – Paixão Caiçara
Dia 23 – Fazenda São Pedro
Dia 26 – Andy & Angel
Dia 28 – Tio Cris
Dia 30 – Tradição Vicentina

A iniciativa da Prefeitura também conta com parceria da Associação Comercial e Empresarial de São Vicente, Terraço Chopp, Restaurante Itabaiana, Monumento Shopping Car e Sorvetes Kascão.

História dos grupos participantes

Junina Mirim Tralálá

Formada em 2016, a quadrilha permeia a cultura com comprometimento e responsabilidade. O grupo é o primeiro a ter uma junina infantil do Estado, sendo a única até hoje. O estímulo ao aprendizado é a grande riqueza da Tralalá.

Além disso, após o início da pandemia, o grupo se tornou um Folclórico e Cultural, disputando virtualmente, e conquistando todos os festivais que participou. Vale destacar que o apoio às iniciativas sociais também estão presentes na história da junina. Desde 2019, o grupo participa do projeto social Bora Lá, no bairro Tancredo Neves.

Junina Paixão Caiçara

Atualmente composta por 50 pessoas, entre dançarinos, staffs e diretores, o grupo foi criado em 2011 por amigos que tinham o propósito de provar que a cultura brasileira segue viva e bem representada na região.

A Paixão Caiçara destaca-se por mostrar alegria na dança, além de muita técnica e um conjunto de belíssimas vestimentas, coreografias e trilha sonora. Com o passar do tempo, o grupo também decidiu realizar ações sociais, campanhas de doação de sangue e eventos solidários para pessoas em situação de vulnerabilidade social. No dia 3 de agosto de 2021, a quadrilha completa dez anos.

Junina Fazenda São Pedro

Com 25 anos de existência, a quadrilha segue como atual bicampeã do Festival de Quadrilhas de São Vicente. Tendo uma história rica e influente, ao longo dos anos, o grupo realizou apresentações em todo o país, em cidades como Queluz, Angra dos Reis, Caçapava Velha, São José dos Campos, Poá, Jundiaí, São Sebastião e até Pirapora do Bom Jesus.

A beleza nos figurinos, maquiagens e as exóticas coreografias inovaram a junina, sendo prestigiada em âmbito estadual. Em 2011, a quadrilha passou por mudanças, se tornando uma quadrilha show, com a proposta de desenvolver novos temas e mudar o formato das danças e vestimentas.

Junina AndyAngel

Encantando a todos com uma mistura entre a coreografia tradicional, estilizada e livre, a Junina AndyAngel traz uma identidade marcante por onde atravessa. As confecções de figurinos pelas mãos de Angel e as ideias de Andy trouxeram à São Vicente postura e elegância, com a simpatia e ingenuidade de um bom caipira.

As iniciativas sociais também fazem parte da história da junina, como entrega de cestas básicas, sacolas de Natal e doação de brinquedos, cursos de fotografia, música, maquiagem e cabelo, entre outras ações em prol da comunidade.

Junina Tio Cris

Fundada em 2003, o grupo iniciou seus trabalhos por meio de uma quermesse, para promover a cultura e o entretenimento local. No ano seguinte, uma quadrilha infantil foi montada, e logo evoluiu para uma quadrilha adulta. Em apenas seis anos, o crescimento do grupo foi tanto, que as quermesses tiveram que ser encerradas por não suportar tantas pessoas.

Dessa forma, os trabalhos foram focados apenas no grupo cultural, trazendo danças típicas com coreografias criativas. Ao longo de dez anos, os eventos realizados pelo grupo geraram uma grande visibilidade, tornando-os uma referência no Município.

Tradição Vicentina

Criada do anseio de continuidade de um antigo projeto criado há 18 anos, em São Vicente, o Cia The Best of Dance, colecionava títulos por onde passava e, com o crescimento do movimento junino, o coletivo migrou para a cultura do São João. O sucesso se refletiu no ramo, tornando a Tradição Vicentina uma das quadrilhas juninas mais importantes da região.
As temáticas e coreografias são as grandes virtudes do grupo, que conta com aproximadamente 60 integrantes entre componentes, produção e diretoria .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *