A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com o Programa Via Rápida, do Governo do Estado, disponibilizará 100 vagas para cursos de qualificação profissional em diversas áreas para o mês de novembro. Os cursos são totalmente gratuitos, com bolsa auxílio de R$ 210, disponíveis no formato remoto, com aulas ao vivo, no modelo de Ensino à Distância (EAD).
As vagas já estão disponíveis para inscrições que podem ser realizadas pelo site https://www.viarapida.sp.gov.br/home, até o dia 05 de novembro.
Ao acessar o site, basta clicar na opção “inscreva-se nos cursos com bolsa auxílio” e, posteriormente, optar pela cidade de São Vicente.
São 20 vagas disponíveis para cada um dos seguintes cursos, com duração de 60 horas/aula:
• Barman/Barwoman: capacita o aluno para identificar bebidas, misturas e técnicas de preparo.
• Decoração de Festas: capacita a organizar e decorar festas no contexto de utilização do mercado.
• Recepção e Atendimento: capacita para orientar o público, prestar serviços de atendimento ou realizar coleta de informações, intermediando clientes e prestadores de serviços.
• Recreação: capacita para atuar na promoção de atividades ludopedagógicas e recreativas, visando ao entretenimento e à integração social.
• Técnicas e Design para Artesãos: capacitação para atuação em exposições, feiras, cooperativas de artesanato, unidades de turismo, lojas ou de forma autônoma.
Podem se inscrever candidatos e candidatas que tenham idade mínima de 16 anos, alfabetizados e domiciliados em São Vicente. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.
A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail. As aulas têm previsão de início para o dia 16 de novembro. Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas.
Bolsa-auxílio
Os alunos que concluírem os cursos de qualificação, do Programa Via Rápida, receberão uma bolsa única de R$ 210. O pagamento será feito por meio de código bancário, que o estudante usará para sacar em caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Rede 24 horas.
Para receber a bolsa-auxílio, além de estar desempregado e ter freqüência no curso, o estudante não pode estar recebendo seguro-desemprego ou outros auxílios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.