Sofá, diversos pneus, móveis. Poderia ser uma promoção da Black Friday, mas infelizmente foram alguns dos resíduos retirados do canal do Catiapoã pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), na tarde da sexta-feira (19).
Ao todo, seis caminhões cheios de lixo foram usados para recolher o material. A montanha de entulho já estava ocupando metade da Avenida Dr. Alcides de Araújo, prejudicando o tráfego de veículos e pedestres.
O secretário da Sedup, Paulo Fiamenghi, explicou que a equipe realiza regularmente a limpeza dos canais. “Nesta época, intensificamos os serviços para minimizar as consequências das chuvas do período, já que esses resíduos agravam a situação por obstruir a passagem da água.”
A Sedup já realizou a limpeza de mais de 14 mil metros de canais em toda a Cidade, desde o início do ano, com o objetivo de evitar possíveis alagamentos. “A Prefeitura continuará executando regularmente estes serviços de limpeza, mas apelamos à população para que não descartem resíduos nas vias públicas e colaborem com uma cidade mais limpa”, disse o secretário.
A Prefeitura de São Vicente reitera que o descarte irregular é uma prática considerada crime, conforme Lei Complementar 618/10. Os munícipes podem denunciar anonimamente pelo telefone (13) 3569-2283.
Cata Treco – A Sedup oferece o serviço de retirada de resíduos pelo Cata-Treco, que precisa ser agendado de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Quem mora na Área Insular pode ligar para (13) 3461-1096, 3464-1018 ou 3461-1105.
Já quem mora na Área Continental, pode ligar para o telefone (13) 3566-6013, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. Pode ser agendada a remoção gratuita de até cinco sacos de entulho ou um metro cúbico de material conhecido como resíduo da construção civil (RCC), móveis e eletrodomésticos velhos.
No caso de quantidades maiores, o munícipe deve contratar serviço particular de caçamba. A retirada pode ser feita em até cinco dias úteis.