A Prefeitura de São Vicente lançou, nesta segunda-feira (7), uma consulta pública com empresas de transporte por aplicativo. Neste momento, as empresas são convidadas para oferecer suas contribuições em um edital para uma futura licitação, com o objetivo de contratar o serviço para a Administração. A ideia é garantir o deslocamento de servidores públicos municipais em compromissos oficiais de forma mais barata, ágil e com maior controle do uso.
Além das empresas, a Prefeitura espera contribuições da sociedade como um todo. As sugestões podem ser encaminhadas entre os dias 07 e 28 de junho, pelo e-mail seadgab@saovicente.sp.gov.br.
De acordo com o secretário de Administração, Yuri Camara Batista, o principal ponto é a melhoria da prestação do serviço público. “Hoje, há uma demanda muito reprimida de serviços internos em razão do baixo número de carros disponíveis para o transporte dos servidores entre unidades da Prefeitura. Isso prejudica diversas atividades que requerem deslocamento pela cidade, como de fiscalização”, afirmou.
Além disso, é possível reduzir custos de locação e aquisição de veículos, pois, com o modelo proposto, o pagamento é feito apenas pelo uso. A expectativa é de queda do custo de manutenção e abastecimento de veículos próprios e locados. No entanto, somente após a consulta é que poderão ser apresentados os estudos conclusivos sobre a economia esperada com a medida.
Modelo de São Paulo
O modelo de contratação já existe em outras cidades, como São Paulo. Batista destaca que participou desse processo na Capital, e a economia foi muito positiva. “Podemos ser a primeira cidade da Baixada Santista a trazer essa tecnologia acessível para o deslocamento oficial de servidores”, afirmou. Em São Paulo, a economia atingida foi de R$ 93 milhões com melhoria de diversos serviços públicos que demandavam transporte de servidores. “Além de tudo isso, houve uma expressiva melhoria do controle do serviço, trazendo maior transparência e coibindo o uso dos veículos municipais para fins particulares”, concluiu o secretário.
A idéia é muito boa para um território que tem segurança patrimonial… Em São Vicente, Uber e outras soluções corporativas para transporte sob demanda não atendem uma porção de bairros… nem sempre dá para reinventar a roda… o governo precisa andar com o que tem e investir pesado em soluções de desenvolvimento local… gerar emprego e renda locais