A CPFL Piratininga, distribuidora de energia elétrica que atua em cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, encontrou ligações irregulares de energia, conhecidas como ‘gatos’, em locais de Santos, Cubatão e São Vicente. De acordo com a companhia, durante as inspeções, as equipes encontraram 20 ligações com fraude, além de 24 ramais irregulares que alimentavam aproximadamente outras 40 residências. A operação contou com o apoio de escolta e das polícias Civil e Militar.
Conforme a CPFL, em São Vicente, as ações de combate a fraudes e furtos de energia aconteceram em residências e comércios no bairro Vila Margarida. Em Santos, um terminal logístico de contêineres no bairro Vila Haddad foi inspecionado. Em Cubatão, uma transportadora na Vila Parisi passou pela vistoria.
Segundo a companhia, os proprietários flagrados em situação irregular deverão quitar os débitos com juros e correção monetária para que a energia seja restabelecida. Além disso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) distribui a todos os consumidores, por meio das tarifas de energia, parte dos prejuízos causados pelas ‘perdas comerciais’, como são chamadas as irregularidades.
Ainda de acordo com a CPFL Piratininga, as inspeções buscam coibir a prática de fraudes e furtos, que pioram a qualidade do fornecimento de energia para os demais consumidores, encarecem as tarifas para todos os clientes da distribuidora e colocam em risco a vida da população.
Os consumidores que quiserem contribuir com a fiscalização podem realizar denúncias por meio do aplicativo CPFL Energia, pelo portal da companhia ou enviando um e-mail para denunciafraude@cpfl.com.br. Segundo a distribuidora, as denúncias são seguras e sigilosas.
Estou denunciando a tempos um gato que esta trazedo risco de vidas e nada como faco em sv?