Mais de 38 mil pessoas residentes em São Vicente não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O número é preocupante e desnecessário, levando-se em conta que a Cidade dispõe de 27 postos de vacinação, um em cada bairro, prontos para completar o ciclo vacinal. Em termos comparativos, 470 municípios paulistas têm população inferior aos faltosos vicentinos, sempre destacando que a imunização foi um ganho importante na luta contra a pandemia, mas são necessárias duas doses para o resultado eficiente.
“Não retornar pode dar espaço para o surgimento de novas variantes, que ficam mais resistentes. Estamos, atualmente, aplicando a terceira dose em pessoas de 18 anos ou mais, justamente para reforçar ainda mais a proteção”, explica a secretária de Saúde, Michelle Santos.
“Todas as doses têm seu grau de importância, e precisam ser seguidas e aplicadas na data correta. Com exceção da Coronavac, os outros imunizantes aplicados, hoje, em São Vicente, tiveram seus prazos antecipados, justamente para conseguir vacinar por completo mais pessoas, dando a eles ainda mais proteção”, enfatiza a diretora de Vigilância em Saúde, Luciana Schiavetti.
No Município, houve uma queda acentuada na ocupação dos leitos de enfermaria e UTI. “Isso graças à aceleração no processo de vacinação da população geral. E, para mantermos esses números em declínio, é fundamental completar ou reforçar a vacinação”, diz Luciana.
Em São Vicente, além de campanhas internas nas unidades sobre a necessidade de retornar para a segunda dose, os profissionais de saúde têm realizado uma busca ativa dos faltosos, a partir do sistema de cadastramento (Vacivida).
“Temos realizado, incessantemente, contatos com as pessoas e lembrando a necessidade de completar a vacinação. Muitos retornaram, e, com isso, tivemos uma queda de 2 mil pessoas que completaram o esquema vacinal. Mas, ainda são 38 mil pessoas. Seguimos fazendo nossa parte e queremos que os munícipes realizem a sua”, comenta a secretária.
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e o Ginásio Poliesportivo Dr. Luiz Gonzaga aplicam os imunizantes, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30. Além desses postos, a loja 329, no 3º pavimento do Brisamar Shopping, funciona em horário estendido, das 9 às 20 horas.
Já aos sábados, a Secretaria de Saúde (Sesau), buscando atender aqueles que não conseguem comparecer em dias da semana, abre o posto do Brisamar Shopping, das 10 às 18 horas. Há também a opção drive-thru, no estacionamento G7, das 10 às 17 horas.
Para quem precisa completar a vacinação com o imunizante de Oxford/AstraZeneca, haverá atendimento nos dois postos móveis (Brisamar e Ginásio Dr. Luiz Gonzaga de Oliveira Gomes), além das UBS Catiapoã, Central e ESF Ponte Nova,.
“Podemos fazer um paralelo entre vacinação e calçar um sapato, por exemplo. Você não vai sair de casa só com um pé calçado. É necessário calçar os dois pés. Se o seu time está perdendo um jogo de futebol, e o jogo acabar no primeiro tempo, não seria justo, pois ainda tem toda a etapa final pela frente. A mesma situação se aplica à vacinação contra a Covid. Não basta a primeira dose, precisa ter um complemento”, conclui Michelle.
O prefeito Kayo Amado também reforçou a importância de completar a vacinação. “Se você já completou sua imunização, verifique se um amigo, um parente, está em dia com as doses. É necessário ser vigilante e não baixar a guarda, mantendo o respeito aos protocolos sanitários”, afirmou Amado.
Intervalo das vacinas – Verifique o cartão de vacina e veja o fabricante. Depois, calcule o intervalo desse imunizante, conforme especificado abaixo e, se estiver na hora de receber a segunda, compareça a um dos postos da Cidade. Confira os prazos:
Pfizer/BioNTech – Munícipes, a partir dos 18 anos, que completaram 21 dias do início do ciclo vacinal, podem se dirigir ao posto mais próximo para receber a segunda dose do imunizante.
Já os adolescentes que completaram oito semanas (56 dias) já podem concluir o esquema vacinal;
Coronavac/Butantan – Pessoas a partir de 18 anos, com intervalo de 28 dias da primeira dose;
Oxford/ AstraZeneca – Só é aplicada em pessoas de 18 anos ou mais, respeitando o intervalo de 8 semanas (60 dias). Pelo baixo estoque, a aplicação é feita somente para segunda dose.
Documentos – Para concluir o esquema vacinal, é preciso levar o RG e a carteira de vacinação com registro da primeira dose.