“Um inimigo chamado Poder”. Esse é o nome do primeiro livro da jornalista Solange Freitas, que será lançado no dia 1º de julho, a partir das 19 horas, no Ilha Porchat Clube, em São Vicente, cidade onde foi candidata a prefeita em 2020, chegando ao segundo turno, com quase 70 mil votos. E esse é um dos principais focos da publicação: os diversos desafios do mundo obscuro da política.
Na obra, Solange Freitas conta detalhes dos ataques digitais, fake news, discriminação e outras formas de violência das quais foi vítima durante toda a campanha, que teve seu momento mais difícil em 11 de novembro de 2020, quando a então candidata teve o carro em que estava com sua equipe atingido por cinco tiros. Quase dois anos após o atentado, o crime ainda não foi totalmente esclarecido.
“Nesse livro eu conto um pouco da minha vida, bastidores de algumas reportagens que fiz quando era repórter, como foi tomar a decisão de ir para política e o que eu passei na campanha eleitoral. Muita gente ainda não tem ideia do que foi enfrentar essa disputa. Fui parar entre as oito candidatas à prefeita mais atacadas no Instagram nas eleições de 2020 em todo o país”, conta Solange.
No dia do lançamento, a jornalista estará à disposição para tirar fotos e autografar o livro que poderá ser adquirido com a doação de 1 kg de alimento não perecível ou um pacote de absorvente. Os itens arrecadados serão entregues para instituições beneficentes.