Dois filhotes de saruê foram salvos pela Guarda Civil Ambiental de São Vicente na tarde de quarta-feira (20), em ação realizada no bairro Gleba II. Os agentes ambientais constaram que se trava de recém-nascidos, o que exigiu um cuidado extra. Os espécimes foram levados para uma clinica credenciada, para receber o tratamento e acompanhamento necessários.
No mesmo dia, a GCA se deslocou até o Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas) para auxiliar nas solturas de um saruê macho jovem e um sabiá-cica, ambos resgatados no dia 14 de janeiro, na Vila Margarida. Os animais foram soltos em mata fechada na Serra do Mar, retornando assim ao habitat natural.
Saruê – Essa espécie é uma das mais encontradas em áreas urbanas, vivem se deslocando devido à ocupação urbana. Além de sofrer ataques constantes, pois quando ficam acuados tendem a ter um comportamento agressivo e entram brigas com outros animais, e causam espanto nos humanos.
Denúncias – Ao se deparar com um animal silvestre é necessário entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal, nos telefones (13) 3569 – 2274 e (13) 99679 – 3604, ou pelo número 153 diretamente com a GCM. É possível também mandar e-mails, pelos endereços: gcmpamb@saovicente.sp.gov.br e gcmambiental09@gmail.com.