Dois sofás, uma televisão, dois pneus, cobertores, roupas, mochilas, brinquedos e embalagens pets num único local. Os itens poderiam ser de uma de loja em promoção. Porém, infelizmente, fazem parte do lixo encontrado na manhã desta sexta-feira (17) na região de mangue no Mar Pequeno, em São Vicente. A ‘faxina’ foi realizada pela equipe da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e a Marina Dona Rosa. Cinco embarcações em comboio foram utilizadas.
Durante as três horas de força-tarefa, com participação também de funcionários do Parque Ecológico Engenheiro Tércio Garcia, foram coletados diversos resíduos trazidos pela maré.
O secretário-adjunto da Setur, Bruno Medeiros, destaca sobre a importância da ação em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza, celebrado neste sábado (18). “O local é riquíssimo em biodiversidade, pois os mangues funcionam como um berçário de várias espécies de peixes, crustáceos, moluscos, anfíbios e aves”, observa Bruno, lamentando deparar com resíduos no mesmo ambiente onde se contempla guarás, uma espécie lindíssima da fauna local.
O resultado da ação deve refletir na conscientização das pessoas no momento de dar um destino ao lixo. “Não existe ‘jogar fora’. Esta é uma iniciativa muito importante do poder público, mas é a ponta do iceberg. O principal precisa vir em forma de cidadania, para preservar o meio ambiente, as costas, o mar e o mundo”, completa o secretário-adjunto, reforçando a importância da parceria com a Marina Dona Rosa, que disponibilizou as embarcações. “Vamos ampliar esse diálogo com outras marinas e demais secretarias, além de envolver a população para ações com frequência maior em nossa Cidade”.
Chefe de gabinete da Setur, Rodrigo Rosário salienta que “todo esse resíduo retirado do mar deve agregar a conscientização de todos, sabendo-se que é um local muito explorado, onde muitas pessoas vêm pescar e praticar esportes aquáticos”.
Sócia da Marina Dona Rosa, Lirian Marcelle Simões de Lima afirmou que o convite vindo da Secretaria de Turismo (Setur) foi uma honra. “Queremos mostrar um pouquinho como está a situação nos manguezais. A parte do setor náutico é muito forte, com a prática de stand up, lanchas, jetskis, pescaria e lazer em geral”.
O volume do material recolhido nesta sexta-feira (17) será somado ao material que será recolhido no sábado (18) pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), em nova ação na praia do Gonzaguinha. Só então os resíduos serão separados e pesados.