Na última semana, a Secretaria de Saúde (Sesau) tem recebido relatos, por parte dos profissionais de saúde que trabalham na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Ema, sobre o aumento no número de casos de escabiose (sarna humana) nos moradores da comunidade Fazendinha, próximo à antiga linha férrea. Na tentativa de frear a escalada de casos, serão realizadas ações de combate à doença, com médicos e enfermeiros, na terça-feira (27) e na sexta-feira (30).
Os agendamentos já foram realizados e os atendimentos serão feitos através da unidade de saúde. Na terça-feira (27), cinco famílias serão recebidas e, na sexta-feira (30), outras dez receberão orientações. Caso haja a confirmação do diagnóstico nestas pessoas, os medicamentos serão prontamente distribuídos.
Um dos principais sintomas da doença é a coceira, que é sentida principalmente à noite, além de escoriações na pele, que são frequentes. O diagnóstico só pode ser feito através de profissionais, portanto, quem apresentar qualquer um dos sintomas citados, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência a fim de interromper a cadeia de transmissão.