A castração é um ato de amor e uma forma de evitar que tantos animais sejam abandonados na Cidade. Por isso, no último domingo (13) 48 animais, entre cães e gatos, machos e fêmeas, foram castrados na Unidade de Saúde Animal (Ubasa), na área Continental de São Vicente.
A ação foi uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), em parceria com a ONG Viva Bicho. “Esse mutirão foi uma doação que recebemos da Viva Bicho. A proposta é que a gente faça 60 atendimentos. A proposta é que a Semam estabeleça uma ação de forma efetiva e rotineira. Estamos fazendo estudos para isso, com planos para que a gente possa ampliar, inclusive, essa quantidade de atendimentos e atender as demandas dos munícipes”, explica a secretária da Semam, Márcia Jovito.
A Secretária também ressalta sobre a importância de um agendamento prévio com atenção às orientações que os técnicos passam aos tutores dos animais. “Existe uma serie de orientações que a gente passa para os responsáveis pelos pets, referentes a jejum, período de descanso, ao peso do animal e outras especificidades importantes.”
Ela esclarece, por exemplo, que os gatos têm que ser transportados dentro de uma caixa. “Não podem vir soltos porque têm o risco de fugir, de ficarem bravos. Então tem todo esse cuidado. Em relação aos cães também, têm que vir com a coleira, se for bravo, com focinheira. Tem uma série de orientações que a gente passa e tem que ser garantido isso para ter sucesso no atendimento.”
A Presidente da ONG Viva Bicho, Mariluce Pereira, afirma que a única maneira para reduzir o abandono de animais é o controle populacional. “Não existem tantos lares para tantos animais. Infelizmente, ainda, a compra de animais é uma realidade no nosso dia-a-dia. Então a única forma que você tem para proteger o animal é fazer com que eles não se reproduzam. E isso se faz por meio da castração. Essas parcerias são muito importantes, pois temos toda a estrutura e o que a gente precisa é de espaço para atender as demandas, sobretudo nas comunidades mais carentes e distantes”.
Presente na ação, a vice-prefeita Sandra Conti disse que essa parceria é fundamental num momento em que as atividades de castração seguem paralisadas na UBASA por conta da morosidade dos processos de licitação. “É um processo demorado e ainda estamos sem as medicações. Quero lembrar que o Departamento de Controle de Zoonoses (Dezoon) continua fazendo castração na área insular, mas aqui na Área Continental a UBASA teve que interromper , então, neste momento, o apoio dessa ONG é de extrema importância porque veio nos ajudar a suprir boa parte da demanda por castração.”
Agendamentos – Para agendar castração, os munícipes da Área Continental devem entrar em contato com a Ubasa – Telefone: (13) 3566-6027 – e deixar nome, endereço e documento na lista de interessados. Assim que for definida a data, os interessados serão informados.
Área Insular – O Departamento de Controle de Zoonoses de São Vicente (Dezoon) fica na Rua Catalão, 530 – Vila Voturuá. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
Telefone: (13) 3561-1604.