Região

Trabalhadores do Porto de Santos começam a ser vacinados terça-feira

A vacinação dos trabalhadores portuários de todo Brasil contra a covid-19 começa na próxima terça-feira (1º/6). O pontapé inicial para a imunização dos profissionais foi dado nesta quinta-feira (27) em Santos. Em um evento simbólico, com a participação dos ministros da Infraestrutura, Tarcisio de Freitas, e da Saúde, Marcelo Queiroga, 26 portuários receberam suas doses na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS).
A expectativa é de que 11 mil trabalhadores do Porto de Santos recebam a vacina da Oxford/Astrazeneca. Os portuários que serão imunizados, neste primeiro momento, são os avulsos, vinculados ao Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), profissionais que atuam em terminais e em órgãos federais ligados à operação portuária. Todos têm menos de 60 anos e não sofrem com comorbidades.
Noemio Pompeu e Jeferson Demétrio foram os primeiros a receber a vacina, aplicada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. “Foram 15 meses de sofrimento e a hora chegou. Vi muitos amigos falecerem e a vacina é um momento de esperança. É vida nova, mas continuaremos seguindo todos os protocolos”, disse Noemio, que trabalha como estivador há mais de 30 anos.
PLANO NACIONAL
Queiroga afirmou que foram contemplados não apenas os trabalhadores portuários, como os aeroportuários, como parte do Plano Nacional de Imunização. “A prioridade do governo federal sempre foi conciliar o binômio saúde e economia. E eles representam isso. Ajudam a movimentar a economia, trazendo inclusive os insumos necessários para a saúde”, disse o ministro.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, também ressaltou a importância da categoria: “Esses profissionais estavam precisando de amparo porque estão em contato com a população de todo mundo. Era necessária essa proteção para poder fazer eles trabalharem com tranquilidade e manterem a economia girando”.

Santos está preparada e aguarda as doses
O prefeito Rogério Santos afirmou que a cidade de Santos já está preparada para vacinar os trabalhadores do Porto de Santos, assim que as doses foram enviadas pelos governos federal e estadual. “Estamos com toda estratégia elaborada em nossas policlínicas. Temos uma capacidade de vacinação muito grande na nossa Cidade”, afirmou.
Ele também ressaltou o desempenho dos profissionais que nunca pararam de trabalhar durante a pandemia. “Esse é mais um momento histórico dos trabalhadores portuários, sempre fruto de luta e reivindicação. Mesmo no meio de tantas crises, eles fizeram com que nossa cidade e nosso País se mantivesse forte”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *