O prefeito de Santos Rogério Santos (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (18) que os bares e a venda de bebidas alcoólicas na cidade só poderão funcionar até às 20h. Além disso, os restaurantes também terão o horário de funcionamento restringido até às 22h. Os outros comércios deixam de funcionar por 12 horas e passam a poder se manter abertos pelo período de 10 horas.
“Nós tínhamos um outro decreto, em dezembro, prevendo a realidade do município, quando estávamos na fase verde. Mas, com o agravamento da pandemia, com o comportamento das pessoas se aglomerando nas ruas, bares, tomamos essa medida que segue o Plano São Paulo. Estamos antecipando qualquer maior contaminação na nossa cidade, por isso, essa medida se faz necessária. Primeiro, a proteção de vidas, e segundo, também, das atividades econômicas. Visto que, se houver agravamento maior, e passarmos para a fase vermelha, prejudicará primeiro a saúde de todos, e segundo a economia da cidade”, disse o prefeito em coletiva de imprensa.
De acordo com o chefe do Executivo municipal, a prefeitura vem acompanhando diariamente a situação da pandemia para promover ações eficientes, e precisa, também, da conscientização da população, para evitar a proliferação do vírus. O decreto que define as novas regras foi assinado na tarde desta segunda-feira e deve ser publicado na manhã de terça-feira (19), no Diário Oficial da cidade.
O prefeito ainda afirmou que, nesta terça, terá uma reunião com a força-tarefa, para fortalecer a fiscalização nos comércios e na orla da cidade. “Se tiver necessidade de novas restrições, faremos, tudo depende, também, do comportamento da população. É um momento em que temos que ter empatia pelas pessoas”, destaca Rogério Santos.