Santos ganhará, neste sábado (19), a 1ª Trilha Sinalizada de Cicloturismo. Localizada no km 258 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, na entrada do bairro Quilombo (Área Continental), a Trilha conta com 10km de extensão e terá uma Base de Apoio ao Ciclista (BAC), com bicicletário, espaço para manutenção e lavagem de bikes, além de cadeiras e área de alimentação para ciclistas.
Ainda como parte do evento de inauguração, também será realizada, neste sábado, a 1ª Pedalada Quilombo Santos Ciclo Tour. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (18) na Wall Bike (Rua Campos Mello, 411 – Macuco e na Av. Nossa Senhora de Fátima, 833 – Areia Branca).
Para obter a camiseta do evento é necessário levar uma lata de leite, que será entregue ao Fundo Social de Solidariedade. A inscrição também dará direito ao sorteio de brindes e de uma bicicleta. Não será obrigatória a inscrição para quem deseja apenas pedalar.
A pedalada terá saída às 8h da Estação de Barcas de Santos, na Praça da República. Às 10h, no Quilombo, haverá ato de apoio ao cicloturismo. A entrega da 1ª trilha ainda homenageará o cicloativista Amim Lascane Sobrinho.
“A trilha sinalizada do Quilombo é a primeira que teremos de cicloturismo. Outras estão previstas para este ano. A iniciativa representa respeito ao ciclista e ao meio ambiente, conciliando turismo, sustentabilidade e qualidade de vida”, destacou o ouvidor municipal Rivaldo Santos, um dos organizadores do evento.
A Administração pretende, ainda este ano, mapear mais três trilhas ecológicas no Município, localizadas nos bairros Caruara, Iriri e Caetê. A ação é realizada pela Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Sectur) e conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Subprefeitura da Área Continental e Ouvidoria Municipal.
ESTRUTURA DE APOIO
A Secretaria de Serviços Públicos conclui, nesta sexta-feira (18), as obras da Base de Apoio ao Ciclista (BAC), construída no acesso principal do bairro Quilombo, a cerca de 500m da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP055), com saída no quilômetro 258. A sinalização, orientando os esportistas para o ponto de parada, já foi instalada.
Com 12m², a BAC possui cobertura de telha; cinco bancos em cada lateral, totalizando 10 assentos; pia com água potável; iluminação; ponto de energia para recarga de celular e equipamentos para a as bicicletas como mangueira para lavar o veículo e bomba para calibrar os pneus. Há também um bicicletário ecológico, confeccionado aproveitando uma tora, com capacidade para 20 unidades.
A trilha em direção à cachoeira, distante 10km da BAC, também se encontra sinalizada, com 10 placas indicativas, uma a cada quilômetro.