A segunda fase das obras do Novo Quebra-Mar, que consiste na remodelação do Parque Municipal Roberto Mário Santini (José Menino), será iniciada já nesta quinta-feira (3). O contrato de execução das obras, no valor de R$ 13,4 milhões, foi assinado na terça-feira (1º) pela TMK Engenharia, empresa vencedora da licitação. A construtora será responsável pela implantação da infraestrutura e equipamentos infantis e de lazer.
“Queremos concluir esse projeto o mais rápido possível, mas sempre prezando pela qualidade. Logo teremos em mãos esse cartão postal tão importante para o povo santista e para o turismo”, disse o prefeito Rogério Santos durante a cerimônia de emissão da ordem de serviço, que autoriza o início das obras, nesta quarta-feira (2). O documento será publicado na edição do Diário Oficial desta quinta.
“Será uma honra muito grande para a TMK participar de uma obra tão aguardada pelos santistas e que virá a beneficiar tanto o turismo futuramente. Uma boa orla nasce com um bom projeto”, afirmou o diretor técnico e comercial da construtora, Luciano Prata.
Nesta fase, que tem previsão de entrega em até 12 meses, serão construídos a pista de patinação, a quadra de basquete 3×3, o parque de águas com fonte interativa, infraestrutura da praça de alimentação e iluminação. Também serão realizadas obras de drenagem, hidráulica e elétrica, remodelação do piso e renovação do mobiliário.
Ainda estão previstas as reformas da arquibancada e dos prédios que ficam no emissário, como o Museu do Surf, Torre dos Jurados e a Escola Radical de Surfe. O monumento de Tomie Ohtake passará por recuperação. “Vamos fazer ainda um novo mirante, como se fosse uma arquibancada para o monumento dela”, acrescentou a secretária de Infraestrutura e Edificações (Siedi), Larissa Oliveira.
PRÓXIMA FASE
O edital de licitação para a próxima etapa do projeto já está em fase de preparação. “Essa etapa vai envolver os prédios de apoio, com banheiros, o pórtico de entrada do parque e a pista de asfalto de acesso lateral”, informou o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Glaucus Farinello.
Futuramente, haverá mais uma licitação, dessa vez para a construção da pista de skate. “Essa obra será executada com recurso Federal”, explicou o secretário. Já o novo playground com brinquedos, também previsto nessa fase, será totalmente executado com recursos do Governo do Estado, a serem liberados via Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade).
ENTREGA GRADATIVA
Farinello explicou ainda que a remodelação do parque teve que ser dividida em partes para que o Município obtivesse verbas para a execução total do projeto. “Tivemos que buscar recursos no Governo do Estado e no Governo Federal, uma vez que a obra seria custeada pelo privado e a parceira não pôde ser viabilizada. Dessa forma, o Município passou a buscar verbas e conseguiu praticamente todos os recursos. Mas, para isso, foi necessário realizar este faseamento”.
Até o momento, já foram entregues a pista de pump track (circuito com lombadas, usado por ciclistas e skatistas) e o espaço pet, que conta com bancos para os donos de bichinhos de estimação, áreas com grama e itens para os animais brincarem, além de espaço para bebedouro. Um trecho do jardim mais próximo à ciclovia, que passou por remodelação, também foi liberado. O espaço, que agora conta com novo paisagismo, recebeu instalações subterrâneas para cabeamento elétrico, drenagem e tubulações de água tratada e esgoto.
ADEQUAÇÕES
Algumas pequenas adequações foram feitas no projeto original, como pode ser visto nas imagens em 3D. “O espaço dedicado às crianças foi complementado, com isso haverá mais atrações do que o previsto inicialmente para tornar o parque ainda mais interessante para elas e para a Cidade”, explicou Farinello.
A praça d’água, com a fonte interativa, que também vai compor o espaço, recebeu novos retoques. “A fonte foi aprimorada, vai ter um equipamento instagramável para as pessoas tirarem foto, com água e Santos de fundo. É como se fosse uma moldura para a imagem, um quadro em que a pessoa pode entrar para registrar o momento”, concluiu o secretário.