Retroescavadeiras, andaimes e operários. Esse é o cenário do Parque Municipal Roberto Mário Santini, em Santos. Os serviços da segunda etapa de obras do Novo Quebra-Mar, que incluem pista de patinação, quadra de basquete 3×3, fonte interativa, e muito mais, prosseguem no local. Em fase inicial, os trabalhos estão concentrados na infraestrutura do parque.
Para implantação do novo sistema de escoamento das águas pluviais, uma retroescavadeira vai abrindo o terreno e os operários seguem instalando a tubulação de drenagem no solo, nas proximidades da pista de patinação.
Ao mesmo tempo, foram montados os andaimes para início da recuperação da escultura de Tomie Ohtake e construção de novo mirante nas proximidades da escultura. Antes disso, os técnicos da empreiteira fizeram os serviços de sondagem, topografia e demolições.
Com o objetivo de transformar o local de lazer e esportes em um espaço mais moderno, bonito e seguro, com novas atrações para entretenimento, gastronomia e contemplação, os serviços começaram em fevereiro e devem ser entregues em até um ano.
Contará com o parque de águas com fonte interativa que terá equipamento instagramável, infraestrutura da praça de alimentação e iluminação, remodelação do piso e renovação do mobiliário.
E não é só isso: estão previstas as reformas da arquibancada e dos prédios que ficam no emissário, como o Museu do Surfe, a Torre dos Jurados e a Escola Radical de Surfe.
A obra, no valor de R$ 13,4 milhões, está a cargo da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), com serviços executados pela TMK Engenharia, empresa vencedora da licitação. A construtora é responsável pela implantação da infraestrutura e equipamentos infantis e de lazer.
Para execução das obras, o acesso ao parque está proibido.
ETAPA PRONTA E PRÓXIMAS ETAPAS
Executada por etapas, a intervenção do Novo Quebra-Mar permite a entrega dos espaços à medida que ficam prontos. A primeira etapa de obras está concluída e foram disponibilizados à população a pista de pump track (circuito com lombadas, usado por ciclistas e skatistas) e o espaço pet, que conta com bancos para os donos de bichinhos de estimação, áreas com grama e itens para os animais brincarem, além de espaço para bebedouro.
Um trecho do jardim mais próximo à ciclovia, que passou por remodelação, também foi liberado. O espaço, que agora conta com novo paisagismo, recebeu instalações subterrâneas para cabeamento elétrico, drenagem e tubulações de água tratada e esgoto.
A licitação para a terceira etapa, que está sendo preparada, engloba prédios de apoio com banheiros, pórtico de entrada do parque e acesso. Já a quarta etapa será a construção de uma pista de skate, com verba federal, e o novo playground, com recursos do Estado.