Dois bares e restaurantes do Gonzaga foram embargados por descumprimento das medidas restritivas para disseminação da pandemia, em força-tarefa realizada nesta quinta-feira (3) pela Prefeitura de Santos. Ambos os estabelecimentos, nas ruas Jorge Tibiriçá e Tolentino Filgueiras, já haviam sido autuados e multados em valores que variam de R$ 1.400 a R$ 10 mil. Para voltar a funcionar, terão agora que fazer levantamento do embargo, que consiste no pagamento das multas aplicadas e no cumprimento dos termos de ajuste de conduta.
Um dos estabelecimentos também já havia sido alvo de reclamações de munícipes em razão do barulho acima do limite permitido, além de ter problemas com o alvará de funcionamento.
A interdição dos estabelecimentos está respaldada na lei municipal 3.531/1968, que autoriza o embargo pela Administração Municipal em caso de constante descumprimento das regras vigentes adotadas no Município. A operação envolveu 15 pessoas, entre fiscais da Secretaria de Finanças (Sefin), Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar.
A força-tarefa segue nos próximos três dias para evitar aglomerações e o descumprimento dos protocolos sanitários de combate à covid-19. O desrespeito dos comerciantes poderá ocasionar até o fechamento e o embargo do estabelecimento.