Região

Doria critica prefeitos que descumpriram orientações do Plano SP no fim do ano

O Governador de São Paulo, João Doria (PSDB), criticou os prefeitos das cidades paulistas que descumpriram as orientações do Plano São Paulo no fim do ano. Vinte prefeitos decidiram seguir na fase amarela do plano durante os feriados de Natal e Ano Novo, apesar da reclassificação à vermelha indicada pelo Centro de Contingência do Coronavírus.

Sem citar nomes ou cidades, Doria pediu que o descumprimento não mais aconteça nos municípios paulistas. “Alguns poucos prefeitos e prefeitas não agiram como deveriam. Foram poucos, mas nós esperamos que essas exceções não mais aconteçam”, disse. A declaração foi dada durante a abertura Seminário de Gestão Pública para os prefeitos, nesta quarta-feira (6).

“Não é cabível, num estado como São Paulo, termos poucas exceções, menos de 20, de prefeitos e prefeitas, que não seguiram as orientações do governo de protegerem a vida de seus munícipes e/ou dos visitantes de seus municípios, sob qualquer alegação. Não há qualquer alegação maior que a vida”, disse ele.

A mudança para a fase vermelha durante as festas de fim de ano foi anunciada no dia 22 de dezembro pelas autoridades estaduais, após aumento no número de casos e de óbitos pela Covid-19. Um dos objetivos do governo era evitar a propagação do vírus durante o período e reduzir a ocupação dos leitos de Covid-19.

Os nove municípios da Baixada Santista (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente), no litoral de São Paulo, descumpriram a orientação. Eles anunciaram, no dia seguinte, que iriam manter a região na fase amarela do Plano SP, descumprindo a orientação estadual mais restritiva.

Quatro cidades do litoral norte (São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e lhabela) também resolveram não seguir as regras do plano estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *