Região

Casos de sarna humana se espalham em Praia Grande

Um bebê de apenas seis meses passou uma semana internado por uma infecção derivada da escabiose, conhecida como sarna humana. Enquanto isso, um menino de quatro anos não consegue andar por conta das dores das feridas nas solas dos pés pela mesma doença. Eles vivem na comunidade Nova Mirim de Praia Grande, que tem sofrido com surtos de reinfecção da doença há meses.

A escabiose é causada por um ácaro que gera bolhas que, quando coçadas, se tornam feridas na pele. Ela é transmitida facilmente pelo contato entre as pessoas e deve ser tratada com remédios, loções e sabonetes, aos quais os moradores da comunidade Nova Mirim apontam não terem acesso pelo serviço público.

Das cerca de 40 famílias que vivem na comunidade, todas já relataram casos em pelo menos uma pessoa da moradia. Apesar do drama vivido pelos moradores da Nova Mirim, moradores de outros bairros também têm registrado casos de escabiose. 

A Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande informa que escabiose não é uma doença de notificação compulsória e que, por isso, não há dados sobre o número de casos. Desde que tomou conhecimento dos casos em alguns locais específicos, a Sesap afirma que disponibilizou uma equipe de Saúde da Família que está indo até essas comunidades e orientando as pessoas em relação ao tratamento.

A administração afirma que também está ofertando os serviços e medicamentos disponíveis na rede pública e orientando em relação aos cuidados e higiene pessoais e do lar. Além disso, uma equipe da Saúde Ambiental está indo aos locais para verificar possível infestação nos animais.

“A escabiose ocorre principalmente em comunidades fechadas e grupos familiares. A notificação do número de casos não é necessária pois não causa epidemias ou surtos de grandes proporções. O tratamento é simples e depende em especial de higienização de roupas comuns e ambiente”, finaliza a prefeitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *