Região

Casa de café aposta na revitalização do Centro de Santos e expande negócio aos 110 anos

O desejo de todo rei é ampliar seu território. É da alma de qualquer monarca, em qualquer época. E em Santos, o Rei do Café acaba de dar o primeiro passo para a expansão de seu poderio, confiando em medidas comprometidas com um novo vigor para o Centro Histórico.

A empresa adquiriu um imóvel que possibilitará, pelo menos, dobrar a capacidade de atendimento, traduzida nas cerca de 180 xícaras servidas diariamente no balcão.

O tradicional estabelecimento de torrefação, moagem e venda de cafés, situado na esquina das ruas Gonçalves Dias e Visconde de Vergueiro, no Centro Histórico de Santos, completará 110 anos de atendimento no próximo dia 16 de abril. E os proprietários – José Reinaldo Rema Alves, 67 anos, e os filhos Victor Mauri da Costa Rema Alves, 32, e Guilherme Mauri da Costa Rema Alves, 28 – compraram o imóvel de número 206 da Avenida Visconde de São Leopoldo.

“Pretendemos inaugurar a ampliação da casa ainda este ano”, destaca Victor. Os empresários explicam os motivos pelos quais estão apostando, desta vez, na revitalização da Região Central Histórica, entre eles os projetos da Prefeitura e a maior facilidade de acesso ao local, como a expansão da linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O Rei do Café fica a uma quadra de uma das passagens do Bonde Turístico, que circula pela Rua do Comércio.

O Rei do Café atravessou um século apresentando como armas seis tipos de café e um específico (mais recente) em cápsulas. Quem passa pelo local encontra o tradicional (100% arábica, com torra escura), gourmet (torra média), arara (especial, de São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, feito com processo natural), bourbon amarelo (especial, da Chapada Diamantina, na Bahia), catuaí vermelho (especial, de Itarana, Espírito Santo) e catucaí amarelo 2SL (também especial de Itarana). Já as cápsulas de alumínio são um blend (mistura) de grãos.

Um outro tipo não é servido no local, mas pode ser levado para casa: o feito especialmente para a prensa francesa. Todas as embalagens trazem selo com informações até sobre as técnicas de lavoura (cereja descascado ou natural).

A expansão de território, tal como qualquer conquista real, tem como novas armas um sorvete, em parceria com a Kascão, e a cerveja Double Caffeine, uma sour ale, criada com a cervejaria santista Beersomos. Trata-se de uma bebida um pouco ácida, com 7% de teor alcoólico.

Quem hoje passa pelo Rei do Café é atendido em um balcão, onde pode se ver boa parte de toda estrutura de torrefação: dois silos que comportam, juntos, 2,5 toneladas do grão, um elevador para o produto e uma máquina brasileira, com inspiração alemã, capaz de torrar duas sacas (120 quilos).  José Reinaldo e os filhos dividem o atendimento no balcão com explicações detalhadas de todo o processo aos clientes que se mostram interessados na produção da bebida.

Até por estar localizado em uma área muito usada como cenário para filmes, novelas e comerciais, passaram muitos famosos pelo estabelecimento, como os atores Oscar Magrini, Ana Paula Arósio e Bete Mendes; além de vários políticos e empresários, de diversas épocas. Durante as temporadas de cruzeiros marítimos, é comum ver tripulantes estrangeiros na casa, que hoje conta com 12 funcionários, além dos três proprietários.

Um dos clientes mais antigos do estabelecimento é o corretor José Gouveia Campos, 75. “Frequento este local há 40 anos. Gosto de tomar café pela manhã, depois do almoço ou à tarde”, conta, na tarde da última sexta-feira (4), quando também parou ali para levar três pacotes de café para sua pousada em Ilhabela.

O Rei do Café ganhará mesas e cadeiras quando estiver inaugurada a nova ala. Os clientes serão atendidos em ambiente com ar-condicionado e vão encontrar mais tipos do produto – hoje são servidos seis tipos de cafés, e serão pelo menos dez, quando a ampliação estiver concluída.

A casa passará a oferecer acompanhamentos, como pão de queijo, pão com fermentação natural e a tradicional média. Mas, mesmo antes de a ampliação estar concluída, os empresários afirmam que passarão a servir drinks gelados, alguns com bebidas alcoólicas, como uísque e licores diversos.

Rei do Café

LOCAL – Rua Gonçalves Dias, 34/36, Centro Histórico de Santos

HORÁRIOS – De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h / Sábados, das 8h às 13h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *