A Prefeitura de Santos recebeu, nesta sexta-feira (8), mais um lote de seringas, agulhas e caixas para descarte de materiais perfurocortantes, adquiridos para a vacinação contra a covid-19.
A Administração Municipal já investiu R$ 730.113,90 em insumos para garantir a vacinação da população santista, considerando as duas doses de vacina: 860 mil seringas de 3ml, 279 mil agulhas 30×7, 654 mil agulhas 25×7 e 5.415 caixas para descarte de materiais perfurocortantes.
A Secretaria de Saúde estima custeio de R$ 1 milhão para manter toda a estrutura de vacinação na primeira etapa da campanha, incluindo contratação de profissionais específicos para vacinação; veículos e motoristas para distribuir ou remanejar vacinas e insumos, além de transportar a equipe que realiza a vacinação em acamados; abertura de todas as policlínicas aos sábados para vacinação; contâiner refrigerado para armazenamento das doses com segurança particular.
INSCRIÇÃO PARA ACAMADOS COMEÇA NA TERÇA
Na próxima terça-feira (12), as policlínicas de Santos iniciam as inscrições dos idosos acamados que desejem ser imunizados contra a covid-19. Vale lembrar que os atendidos pela Seção de Atendimento Domiciliar (Seadomi) não precisam se cadastrar, pois já estão contemplados no Plano Municipal de Imunização.
As inscrições seguem até o dia 22 de janeiro e devem ser feitas pelo cuidador ou acompanhante do idoso na policlínica de referência do bairro. Não haverá prorrogação do prazo. A previsão é de que a aplicação das doses neste público inicie em 8 de fevereiro, de acordo com o cronograma estabelecido pelo governo do Estado de São Paulo para a primeira etapa da campanha (veja abaixo). A equipe irá à residência do acamado dentro do período de 8 de fevereiro a 22 março (para a primeira dose), sem agendamento prévio.
REQUISITOS
São consideradas idosas acamadas as pessoas com mais de 60 anos que necessitem de cuidados de saúde dentro de sua residência, pela total impossibilidade de se deslocar à policlínica.
É necessário apresentar um documento do acamado com foto, comprovante de residência, além de laudo médico, receita, exame ou qualquer outro tipo de declaração que comprove a situação clínica do paciente.
Durante a inscrição, será preenchido ainda um questionário para melhor avaliação da equipe de enfermagem sobre o acamado. Por fim, será entregue um comprovante de inscrição, que deve ser guardado até o momento da aplicação da segunda dose da vacina.
Caso o paciente acamado não esteja na residência ou não seja aceita a entrada da equipe de enfermagem, a inscrição será automaticamente cancelada. Todos os profissionais são devidamente identificados com crachá.
Acompanhantes, cuidadores ou qualquer outro morador do domicílio não será vacinado. Todos os demais devem seguir o cronograma do público-alvo e se dirigir até a policlínica.
CRONOGRAMA DA PRIMEIRA FASE DE CAMPANHA
Trabalhadores da saúde
25/01 – Início da aplicação da primeira dose
15/02 – Início da aplicação da segunda dose
75 anos ou mais
08/02 – Início da aplicação da primeira dose
01/03 – Início da aplicação da segunda dose
70 – 74 anos
15/02 – Início da aplicação da primeira dose
08/03- Início da aplicação da segunda dose
65 – 69 anos
22/02 – Início da aplicação da primeira dose
15/03 – Início da aplicação da segunda dose
60 – 64 anos
1º/03 – Início da aplicação da primeira dose