Geral

Governo de SP compra 4 milhões de doses para paulistas e irá relaxar quarentena

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira a compra de 4 milhões de doses da vacina CoronaVac para acelerar a campanha de imunização contra a Covid-19 no estado. A primeira entrega deve ocorrer ainda nesta quarta, com 2,7 milhões de ampolas vindas da China. O restante, 1,3 milhão, é esperado para até 26 de julho.

Com essa quantidade extra de imunizantes, negociada diretamente pelo governo paulista junto ao laboratório Sinovac, um novo calendário deve ser apresentado nos próximos dias. O uso dessas vacinas será dedicado exclusivamente ao estado de São Paulo, sem entrar no estoque do Programa Nacional de Imunização (PNI).

De acordo com o governador João Doria (PSDB), aplicar as doses apenas em moradores de São Paulo é uma decisão amparada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou, desde fevereiro, que estados e municípios adquiram vacinas de forma independente.

— Estamos amparados pela decisão do Supremo Tribunal Federal que permite a nós, ao Rio de Janeiro, ao Consórcio Nordeste, que iria comprar, inclusive, a Sputnik V, a qualquer estado ou conjunto de estados, comprar diretamente vacinas e aplicar na sua população. E é exatamente isso que estamos fazendo a partir de agora — afirmou Doria.

Na mesma coletiva de imprensa, realizada no Palácio dos Bandeirantes, o governador anunciou relaxamento na quarentena a partir desta sexta-feira, 9 de julho, feriado no estado. O horário de funcionamento de atividades econômicas será ampliado até as 23h — anteriormente, o fechamento de estabelecimentos era marcado para as 21h. Assim, o toque de recolher valerá entre as 23h e as 5h.

O governo também permitiu o avanço da ocupação dos estabelecimentos, de 40% para 60%. Essas novas regras valem até 31 de julho.

Outra flexibilização anunciada é a da retomada das aulas presenciais nos ensinos técnico e superior. A partir de 2 de agosto, faculdades públicas e privadas poderão voltar a oferecer classes presenciais com até 60% de lotação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *