A Praia do Gonzaguinha recebe neste sábado (29) a 1ª Regata de Aniversário de São Vicente. A concentração será às 9 horas e a largada às 12 horas.
O evento é realizado pela Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec), em conjunto com o grupo Velejadores de São Vicente, Projeto Navega São Paulo – Praia Grande e Embraps. A ação também tem o apoio de: CBVela, Marinha do Brasil, Associação de Vela do Estado de São Paulo, Escola de Vela, Barracão do Construtor e Toads.
Para o subsecretário de Esportes da Secec, Wagner Paraguay, a regata tem o objetivo de atrair a vela. “A modalidade foi esquecida muito tempo. Então queremos aproveitar o aniversário da Cidade para mostrar que a baía de São Vicente é diferenciada e propícia para a vela. Aos poucos, vamos trazer esse esporte de volta, que é raiz da nossa Cidade”, afirmou.
Raphael Francês, 30, instrutor de vela do Grupo Velejadores de São Vicente
Profissional do mercado financeiro e esportivo, Wander Oliveira, 32, é mais um competidor deste sábado, com muito amor pela vela: ele pratica a modalidade há 20 anos. “Desde criança fiquei apaixonado pela categoria. É meu esporte do coração.”
Wander, que mora na Vila Margarida, foi um dos competidores na regata de aniversário de Praia Grande, e ficou em segundo lugar na classe Dingue, ao lado de Raphael Francês.
O auxiliar de cozinha Paulo Ricardo Alves, 26, é outro integrante do grupo de vela vicentino que estará no mar neste sábado. “O mar é minha segundo casa, pois me sinto muito bem fazendo o que gosto.”
O instrutor do grupo Velejadores de São Vicente, Raphael Francês, será um dos participantes da prova. “Estou me preparando muito, pois amo velejar em São Vicente, e participar de uma regata aqui é muito importante para mim.”
Morador do México 70, Raphael conta que começou a velejar aos 11 anos, na Ponte dos Barreiros, por meio do Projeto Navega São Paulo. Hoje, aos 30 anos, leva a paixão pelo esporte como profissão.
Raphael enxerga um grande potencial na cidade para a modalidade. “Eu acredito sim, pois aqui é o melhor lugar para velejar.”
Wander Oliveira, 32, ao lado de Francês, no segundo lugar da classe Dingue, na Regata de Aniversário de Praia Grande de 2022
Paulo Ricardo Alves, 36, veleja há 12 anos e vai participar da 1ª Regata de Aniversário de São Vicente
Praticante do esporte há 12 anos, Paulo está com a expectativa alta para a prova. “Estou confiante em conseguir um bom resultado, tenho treinado bastante para isso.”
Morador da Vila Margarida, Paulo Roberto também acredita no potencial de São Vicente para a vela. “Há jovens que infelizmente não têm a oportunidade de conhecer o esporte. E São Vicente precisa de representantes na vela, quem sabe até em uma olimpíada.”