A Prefeitura de São Vicente iniciou, nesta segunda-feira (21), a exposição que homenageia o futebol de várzea da Cidade, e traz diversos artigos que ajudam a contar a história da modalidade. Aliás, no dia 26 de junho é comemorado o Dia do Futebol Varzeano vicentino.
O visitante poderá ‘entrar em campo’ e fazer uma viagem ao tempo através de camisetas expostas, fotos, troféus e tantos outros objetos que fazem parte da história do ‘terrão’. A abertura contou com a presença do prefeito Kayo Amado, do presidente da Liga Vicentina de Futebol Amador, Gecílio de Almeida, e do presidente do São Vicente Atlético Clube, José Reinaldo Cavalcanti, conhecido como ‘Neno’.
“A várzea vicentina tem uma história muito linda. As pessoas vão se sentir representadas através das camisas e fotos. Muito gratificante participar desse momento”, afirma o prefeito.
O chefe do Departamento de Futebol da Secretaria de Esportes (Sespor), Victor César, contou como surgiu a iniciativa. “Queríamos oferecer à várzea um reconhecimento por toda contribuição que ela deu ao futebol e à cultura do nosso Município. Gostaríamos de comemorar em campo, com a bola no pé, mas a pandemia nos impediu”, comenta.
‘Gice’, presidente da liga, agradeceu à Prefeitura pela homenagem. “A Sespor está de parabéns pela homenagem. Nossa várzea é muito rica, tem muitas histórias para serem contadas, e estes artigos ilustram um pouquinho da nossa tradição”. O presidente concluiu, falando sobre a importância do futebol para a sociedade. “O Brasil é o país do futebol e o esporte está em nossa veia, proporcionando grandes e inesquecíveis momentos, inclusive até parando guerras”.
São Vicente já recebeu grandes nomes do futebol mundial. Até mesmo o ‘gênio das pernas tortas’, Mané Garrincha já pisou nestas terras. “De todos os momentos marcantes da história do São Vicente A.C., o que mais me marca é a partida em que o segundo maior jogador brasileiro de todos os tempos, Garrincha, vestiu a camisa do clube. Eu era muito pequeno e não tenho muitos detalhes, porém, me lembro até hoje”, comenta.