São Vicente ‘voou’ em um importante torneio de base de futebol. A equipe Unisal Sespor, categoria sub-10, comandada por Eduardo Martins, Renato Martins (Chocolate) e Nilson Fonseca (Índio), foi campeã da IberLeague São Paulo, com nove vitórias e uma derrota, marcando 33 gols e sofrendo seis. A competição foi disputada no Clube Atlético Indiano, em São Paulo.
A final foi vencida por 4 a 2, sobre a equipe AD Volks Futsal.
Além do título marcante, os jovens atletas também garantiram vaga na IberLeague Nacional, em janeiro de 2022, também em São Paulo. Um dos consagrados foi o atacante Isaac Miranda, que está até agora sem acreditar no que fez.
“É um sentimento maravilhoso. Além de ter sido campeão, acabei como artilheiro, com 13 gols”. O garoto também conta que já está bastante ansioso para a disputa do nacional. Além dos prêmios coletivos e individuais, nada melhor do que orgulhar a família.
O pai de Isaac, Paulo Miranda, ‘está nas nuvens’ com o desempenho do filho no campeonato. “Esses garotos são merecedores. Eles se dedicam muito em prol do sonho de profissionalizar, e isso é muito gratificante”, comemora.
O meio campista João Lucas, capitão da equipe, conta que ergueu o troféu por ele, pela equipe e pelos vicentinos. “Foi uma grande honra, não só pela Unisal, mas por toda São Vicente”.
A equipe está repleta de jovens talentos que já ingressaram nas categorias de base de um dos maiores clubes do País, o Santos FC. Tanto no time de futsal, quanto no de campo.
Um deles é o zagueiro Marcos dos Santos, que viveu a experiência de jogar pela lateral direita no torneio. “Eu me surpreendi com o resultado na lateral, mesmo sendo uma função diferente. Fiz dois gols e pude avançar bem ao ataque. Continuo sendo zagueiro, porém agora com mais experiência”, pontuou.
A preparação antes da IberLeague foi toda feita no campo do Itararé, com apoio da Secretaria de Esportes (Sespor). O técnico Edu Martins agradeceu o apoio do poder público. “Conquistar uma competição de base como essa, que é uma das principais, é motivo de muita honra. O orgulho que tenho dos jogadores é imenso. Isso só foi possível graças a muito trabalho de todos. Agradeço ao apoio prestado pela Prefeitura, que deu todo suporte necessário. Alegria imensa”.
Edu também ressaltou que, além de preparar os garotos para o esporte, a função do treinador é essencial na formação de caráter do indivíduo. “Em quase 25 anos trabalhando com crianças, tive a felicidade de ver muitos meninos conquistando o sonho de profissionalizar e outros que seguiram rumos diferentes, mas se tornaram grandes cidadãos”, conclui.
IberLeague
O torneio é uma derivação de uma das maiores competições mundiais, o IberCup, fundado em 2010. É atualmente a Liga de Futebol Infantojuvenil na América do Sul com maior expansão a nível internacional, presente em 6 países da América do Sul e 15 estados do Brasil. Estas ligas são organizadas em diversas categorias, com duas competições no ano.
Visita à Prefeitura – Nesta quarta-feira (6), a prefeita de São Vicente em exercício, Sandra Conti, recebeu os jovens atletas e seus pais no Salão Nobre, parabenizando a equipe pelo desempenho.
“Eu sou apaixonada por futebol e fico muito feliz em ver uma equipe representando nossa Cidade com tanta dedicação e um resultado maravilhoso. Parabéns aos atletas, à comissão, e principalmente aos pais, por incentivarem a prática esportiva no dia a dia”.
Também presente no encontro, o secretário de Esportes, Wagner Paraguay, enalteceu a valorização que São Vicente tem dado para o esporte, em busca da realização de novos sonhos.
“Seguimos trabalhando com muito carinho e dedicação pelos munícipes, criando novas modalidades e escolinhas para formar novos atletas. A essência de tudo é trabalhar desde a base, para que no futuro, os atletas possam colher os frutos, realizando seus sonhos através do esporte”.