Região

Escola e estúdio públicos de cinema em Santos farão parte do Novo Mercado Municipal

O Centro Temático de Cinema de Santos, que contará com escola e estúdios públicos de cinema deve começar a ser construído neste semestre no prédio anexo do Mercado Municipal (Praça Iguatemi Martins s/nº, Vila Nova), integrando-se à proposta de remodelação e revitalização do espaço. 

O estúdio, que será gerenciado pela Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) atenderá demandas da própria escola e de produções regionais, nacionais e até internacionais. 

A escola, sob direção da Secretaria de Cultura, terá formação continuada e oficinas de história do cinema, direção de atores, direção de arte, roteiro, entre outros temas que possam atender tanto profissionais do audiovisual como qualquer pessoa que se interesse pela área.

O projeto prevê a conservação da edificação do anexo do Mercado, com implantação de um equipamento de 947,70 m², composto por térreo, 1º e 2º pavimentos.
O térreo, área com 472,70 m², terá recepção, sala de cinema com capacidade para 70 pessoas, café com sala de estar, e sanitários públicos. 

O primeiro pavimento (175 m²) está destinado à sala de projeção, almoxarifado, midiateca (acervo de filmes, gravações etc.), sala de reunião, três salas administrativas, além de sanitários.

Já no segundo pavimento, com 300m², ficarão a sala de aula para 21 alunos; estúdio de áudio, salas de produção, ilha de edição e copa.

A Prefeitura trabalha para lançar o edital de licitação e fazer a obra neste semestre, já que o processo licitatório normalmente leva cerca de 90 dias para ser concluído. O prazo de execução da obra é de 10 meses.

A obra, que tem custo estimado em R$ 3,2 milhões, será gerenciada pela Secretaria de Infraestrutura e Edificações e executada com verba Dadetur 2019, no valor de R$ 2,7 milhões, sendo o restante, contrapartida da Prefeitura.

Inaugurado em 1902 e com arquitetura atual de 1947, o Novo Mercado Municipal vai reunir um mix de negócios focados no comércio tradicional e na economia criativa. O objetivo é atrair investimentos e maior interesse comercial e turístico para a região central da Cidade.

Contará também com a reformulação de toda a região em torno, com a implementação da Estação Mercado do VLT, a nova Estação Catraias para facilitar o desembarque da população que acessa o local pela interligação fluvial, e intervenções urbanas que incluem novo calçadão para pedestres, ciclovia e novo bolsão para estacionamento de veículos motorizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *