Região

Primeira trilha de cicloturismo em Santos é inaugurada com pedalada de 120 bikes

Cento e vinte ciclistas se aventuraram na 1ª Pedalada Quilombo Santos Ciclo Tour, na manhã deste sábado (19). O evento marcou a inauguração da 1ª Trilha Sinalizada de Cicloturismo de Santos, localizada no km 258 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, na entrada do bairro Quilombo (Área Continental).

A trilha, que leva o nome do entusiasta e pioneiro do cicloturismo na Cidade, Amin Lascane Sobrinho, tem 10 quilômetros. Porém, as equipes de ciclismo pedalaram cerca de 70km (ida e volta), pois seguiram o trajeto saindo da Estação de Barcas de Santos, na Praça da República (Centro). O passeio terminou com um banho refrescante nas águas cristalinas da Cachoeira do Quilombo, ponto final da aventura.

Durante a cerimônia de inauguração, Lascane foi novamente homenageado, dessa vez com uma obra do artista plástico Anderson Camargo, também responsável pelo projeto artístico e produção das placas de sinalização e monumento dispostos na trilha. O prefeito Rogério Santos e a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Selley Storino, também ganharam lembranças do artista.

“Queria agradecer a todos, se não fossem vocês pedalando comigo, eu não conseguiria. Falei que precisávamos desenvolver o cicloturismo nessa área porque todos na região ganhariam com isso, e a Prefeitura abraçou a ideia. Outras cidades estão crescendo muito por causa disso, por que não fazer aqui?”, reforçou Lascane.

O prefeito Rogério Santos destacou a importância de homenagear o estusiasta e de continuar avançando no turismo ecológico da região. “É uma oportunidade maravilhosa estar no Quilombo, um bairro que tem um potencial enorme, para fomentar o esporte, que faz bem para a saúde e ainda integra as pessoas. É uma alegria ainda maior pode fazer isso enquanto homenageamos a figura que sempre esteve à frente deste ideal em Santos”.

Na ocasião, a títular da Seectur reiterou que outras trilhas já estão nos planos da Administração Municipal, como os trajetos localizados nos bairros Caruara, Iriri e Caetê. “O cicloturismo vem crescendo em Santos e vamos trabalhar nisso cada vez mais. Nós, da Prefeitura, contamos com o apoio dos ciclistas, que sabem dos problemas e dos lugares bons para pedalar na Cidade, para nos ajudarem nessa missão”, finalizou.

Também estavam presentes os secretários de Meio Ambiente (Semam), Marcos Libório, e de Serviços Públicos (Seserp), Wagner Ramos, além do subprefeito da Área Continental, Beto Iglesias. O evento foi realizado pela Seectur com o apoio da Semam, Subprefeitura Regional, Ouvidoria Municipal, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar.

A Wall Bike arrecadou mais de 50 latas de leite em pó em troca de camisetas do evento. Os itens serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade de Santos para serem encaminhados às mais de 100 entidades cadastradas no órgão, igrejas, equipamentos da Prefeitura, entre outros. A loja ainda sorteou brindes e uma bicicleta.

Uma Base de Apoio ao Ciclista (BAC) foi construída no acesso principal do bairro Quilombo, a cerca de 500m da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP055). O local tem 12m², cobertura de telha; cinco bancos em cada lateral, totalizando 10 assentos; pia com água potável; iluminação; ponto de energia para recarga de celular e equipamentos para as bicicletas, como mangueira para lavar o veículo e bomba para calibrar os pneus. Há também um bicicletário ecológico, confeccionado aproveitando uma tora, com capacidade para 20 unidades. Por meio de placas afixadas na BAC, os ciclistas ainda podem conhecer mais sobre a flora, aves e animais da Mata Atlântica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *