Um dos principais prédios históricos de Santos, o Outeiro de Santa Catarina reabre ao público nesta sexta-feira (11). As visitas ao local são gratuitas e podem ser feitas de segunda a sexta das 9h às 17h.
Não é necessário agendar os passeios pelas áreas externas, mas para quem deseja organizar grupos de visita, ou conhecer partes internas da construção, é preciso marcar com antecedência pelo e-mail: sede@fundasantos.org.br.
Desde quarta-feira (9) o local voltou a ser sede administrativa da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), que gerencia arquivos públicos da Administração Municipal e a memória documental e iconográfica da Cidade. Caberá à instituição também a administração deste que é o marco inicial da fundação da Vila de Santos.
REFORMA E MELHORIAS
Patrimônio histórico, marco do início do povoamento da Vila de Santos e destaque do roteiro turístico pelo Centro Histórico e da Linha Turística do Bonde, o Outeiro de Santa Catarina (Rua Visconde do Rio Branco, 48) foi entregue em janeiro restaurado à Cidade dentro das comemorações do aniversário de 476 anos do Município.
A obra contemplou recuperação de todas as fachadas e ornamentos, itens de segurança, acessibilidade e outras melhorias. Os trabalhos, sob fiscalização da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), tiveram investimento de R$ 3,2 milhões, feito pelos Terminais Ageo, por meio de Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras ou Compensatórias (Trimmc). O projeto de restauro foi assinado pelo arquiteto Ney Caldatto.