Região

Memorial das Conquistas é passaporte para viagem pelas glórias do Santos FC

Preservar e compartilhar memórias do Santos Futebol Clube. Esse é o objetivo do Memorial das Conquistas, localizado no Estádio Urbano Caldeira, na Vila Belmiro. O espaço reúne cerca de 430 peças alusivas à história do time.

Exposta desde 2003, a coleção de troféus, documentos, chuteiras e diversos outros itens homenageia momentos e personalidades que marcaram os 110 anos do Peixe. Uma vitrine com dezenas de taças é a primeira imagem que se vê ao adentrar o ‘Museu do Santos’.

Logo abaixo, cinco ‘pegadas da fama’ deixadas pelos craques Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pepe e Pelé reluzem na cor dourada. Do lado esquerdo, o espaço é reservado a Neymar Jr., o ‘menino da vila’ que conquistou diversos prêmios vestindo o uniforme alvinegro. Em ordem cronológica, o primeiro mostruário passa pelas décadas de 10 a 30. A vitrine guarda fotos da escalação da época e diversos troféus, inclusive o primeiro conquistado pelo time, em 1913, como Campeão Santista.

Uma breve biografia de Urbano Caldeira (1890-1933), o ex-jogador que deu nome ao estádio oficial do clube, também pode ser conferida. Conhecido por reunir fãs ao redor do mundo, o Santos F.C. ganhou, ao longo da história, uma série de homenagens internacionais. No museu, um espaço expressivo se dedica a reunir as inúmeras flâmulas, placas e presentes recebidos pelo time em sua passagem por mais de 70 países.

Troféus conquistados fora do Brasil, como mundiais e Libertadores, também ganham destaque ao fundo do memorial. Outra sessão completa dedica-se à vida do Rei Pelé, com medalhas, documentos e artigos publicados durante a carreira do ex-jogador. Da mesma forma, o futebol feminino é lembrado por uma vitrine que reúne prêmios nacionais e internacionais conquistados pelas Sereias da Vila desde a criação da equipe, em 1997.

Títulos ganhos durante Copas do Brasil, campeonatos Paulista e Brasileiro ocupam mostruários inteiros. No mural que destaca os dez maiores artilheiros da história do time, um placar contabiliza os mais de 12 mil gols marcados pelo Santos desde 1912 – atualizado a cada vez que o clube balança a rede.

Ao fim da visita, uma galeria mostra algumas das camisetas e bolas de futebol utilizadas pelo time ao longo das gerações, onde é possível notar a expressiva evolução dos materiais.

Vale lembrar que a atração é uma das integrantes do Passaporte Santista, novidade do turismo da Cidade que permite que visitantes e munícipes visitem 12 pontos, carimbem o documento e ganhem um brinde.

Em razão da pandemia do coronavírus, a sala de vídeos onde os visitantes podiam assistir a materiais relativos à história do time, como jogos e entrevistas, está fechada. A medida foi tomada devido à falta de circulação de ar no espaço.

Os tours pela Vila também atendem com capacidade reduzida de 60 para 40 pessoas a cada tour. Os demais protocolos sanitários são seguidos pelo equipamento, como uso obrigatório de máscara facial e disponibilização de álcool em gel.

A saída do Memorial das Conquistas se dá pelo “corredor de fogo” – passagem em tons de vermelho vibrante que, ao som da torcida, conduz o visitante à loja de produtos oficiais do Santos Futebol Clube. No local, os torcedores têm a oportunidade de adquirir uma série de lembranças da visita e itens alusivos ao time como peças de vestuário e acessórios, bandeiras, flâmulas, faixas, pelúcias, baldes, copos, bolsas e até cama para os pets, além de outros produtos.

O Memorial das Conquistas (Rua Princesa Isabel s/nº, Vila Belmiro) funciona todos os dias, das 9h às 18h, durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. A partir de março, o expediente é de terça a domingo. Em dias de jogos e eventos, a programação está sujeita a alteração.

A visita simples, que dá acesso ao museu e à arquibancada, custa R$20. Já o tour monitorado, que contempla o museu, vestiário do time profissional, arquibancada, sala de imprensa e beira do gramado, custa R$40. Visitas para grupos acima de 20 pessoas podem ser agendadas presencialmente pelo telefone (13) 3257-4099.

A meia-entrada é garantida a estudantes, professores, crianças de 7 a 17 anos, aposentados acima de 60 anos e sócios. É obrigatória a apresentação de documento com foto. Grupos acima de 20 pessoas também pagam meia-entrada. Crianças de até 6 anos têm entrada gratuita.

Fotos: Nathalia Felipe 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *