Neste domingo (23), a baía de São Vicente foi palco da tradicional Travessia Aquática Martim Afonso de Sousa, em sua 49º edição. A prova anual, realizada desde 1971, faz parte do calendário oficial de comemorações do aniversário da Cidade.
A Travessia, além de marcar a data de fundação de São Vicente, também estimula uma vida mais saudável por meio do esporte, buscando desenvolver habilidades sociais e a inclusão.
“Com mais de 50 anos, a Travessia Martim Afonso é uma tradição em São Vicente, e que coloca a Cidade no roteiro de grandes eventos da modalidade no País. Além de reunir grandes atletas do Estado e despertar o interesse dos mais jovens ao esporte, a iniciativa também ajuda o próximo, já que centenas de inscritos colaboraram com a doação de leite ao Fundo Social de Solidariedade”, destaca o subsecretário de Esportes, Wagner Paraguay.
Participaram da prova atletas de clubes, academias, empresas, associações, militares e competidores avulsos. No total, mais de 300 inscrições foram realizadas.
A concentração dos participantes começou às 7h30, com largadas a partir das 9h, na Praia dos Milionários (subida do Ilha Porchat) e chegada na Praia da Biquinha (Marco Padrão) , completando a distância de 1.500 metros.
Ao final da prova, todos os atletas receberam medalhas de participação. Os três primeiros colocados também foram premiados com troféus.
Entre os homens, o vencedor foi Gabriel Galluzzi. Julia Queiroz venceu entre as mulheres.
Doação de leite: Cada participante ficou responsável pela doação de 1 litro de leite como parte da inscrição. No total, 1,5 mil litros de leite foram arrecadados e serão encaminhamos ao Fundo Social de Solidariedade.