Geral

Bolsonaro critica liberação de vacinas para crianças: ‘Qual o interesse das pessoas taradas por vacina?’

O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta quinta-feira a autorização de imunizantes contra a Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos, questionando “qual o interesse das pessoas taradas por vacina”. Bolsonaro disse que os pais de crianças não devem se deixar levar pela “propaganda” e afirmou desconhecer casos de óbitos causados pela doença nessa faixa etária — apesar de dados do próprio governo mostrarem 301 mortes.
Bolsonaro criticou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela decisão, mas a medida foi referendada pelo seu governo: o Ministério da Saúde anunciou na quarta-feira, cerca de 20 dias após a decisão da Anvisa, que a imunização deve começar na próxima semana.
— A Anvisa, lamentavelmente, aprovou a vacina para crianças entre 5 e 11 anos de idade. A minha opinião, quero dar para você aqui: a minha filha de 11 anos não será vacinada. E você tem que ler o que foi feito ontem no Ministério da Saúde, o encaminhamento disso daí, para você decidir se vai vacinar o seu filho de 5 a 11 anos ou não — disse Bolsonaro, em entrevista à Rádio Nova, de Pernambuco.
Apesar da posição de Bolsonaro, a responsável pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid) do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo, já afirmou que a versão infantil da vacina não teve “nenhuma preocupação séria de segurança” identificada nos testes clínicos e que a análise da Anvisa foi feita de “forma rigorosa e com toda a cautela necessária”.
O presidente disse que as “pessoas taradas por vacina” não estão preocupadas “com outras doenças”:
— O que que está por trás disso? Qual o interesse da Anvisa por trás disso aí? Qual o interesse das pessoas taradas por vacina? É pela sua vida? É pela sua saúde? Se fosse, estariam preocupados com outras doenças no Brasil, que não estão.
Ignorando dados do próprio governo, Bolsonaro questionou se existem mortes de crianças causadas por Covid-19:
— Eu pergunto: você tem conhecimento de uma criança de 5 a 11 anos que tenha morrido de Covid? Eu não tenho. Na minha frente tem umas 10 pessoas aqui, se alguém tem levante o braço. Ninguém levantou o braço na minha frente. Então, converse, vê se é o caso de você vacinar o teu filho ou não. É um direito teu vaciná-lo, está autorizada a vacinação e ela é voluntária.
Dados da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19, vinculada ao Ministério da Saúde, mostram que 2.978 diagnósticos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid ocorreram em crianças de 5 a 11 anos, com 156 mortes, em 2020. E em 2021, já foram registrados 3.185 casos nessa faixa etária, com 145 mortes, totalizando 6.163 casos e 301 mortes desde o início da pandemia.
Depois, Bolsonaro admitiu que existem mortes de crianças, mas afirmou que seriam apenas de quem tinha “algum problema de saúde grave”, o que não corresponde aos dados.
— Então eu peço, como se trata de crianças, não se deixe levar pela propaganda. Converse com os teus vizinhos. Quanto garoto contraiu Covid e não aconteceu absolutamente nada com ele? Quando morre um garoto que contraiu Covid, geralmente, que isso é quase, eu desconheço, mas existe com toda a certeza um moleque que morreu em função do Covid, mas é uma pessoa que tinha algum problema de saúde grave, ou era muito obeso, ou tinha alguma outra comorbidade qualquer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *