Diante do surto de gripe e, ainda em meio à pandemia da Covid-19, a Secretaria de Saúde (Sesau) de São Vicente lançou, nesta segunda-feira (3), o Centro de Combate à Gripe, localizado na UBS Central (Antônio Emmerich, 509 – Vila Mello).
Logo em seu primeiro dia de funcionamento, o espaço atendeu 243 munícipes com sintomas gripais. Ao comparecer à unidade, o paciente passa por acolhimento, realiza teste rápido de Covid-19 e passa em consulta médica. Na sequência, recebe medicação ou soroterapia. Deste total de pessoas atendidas, 40 testaram positivo para a Covid-19.
“Este surto requer uma atenção especial. A demanda de pessoas com sintomas gripais tem crescido exponencialmente. Essa medida se fez mais do que necessária para acolhermos o munícipe e atendê-lo da melhor forma”, ressalta a secretária de Saúde, Michelle Santos.
Ela também reforçou a necessidade de a população seguir respeitando os protocolos sanitários. “Vivemos há quase dois anos uma pandemia. O distanciamento social, uso de máscara e higienização contribuem para que o munícipe cuide de si e do próximo. Com este aumento nos casos de gripe, também é necessário seguirmos os protocolos, para que possamos passar este início de ano de forma segura”, conclui a secretária.
O Centro de Combate à Gripe é voltado à população adulta. Crianças com sintomas da doença devem ser conduzidas ao Hospital Municipal de São Vicente (HMSV), que conta com médicos pediatras.
Para mais informações, o Centro de Combate à Gripe disponibiliza o telefone (13) 3469-8385.
Atendimento UBS Central
É importante reforçar que, para reduzir o risco de propagação da gripe, os demais serviços da UBS Central foram transferidos temporariamente para a UBS Guassu (Rua Lagarto, 101 – Jardim Guassu) e para a ESF Praça Vitória (Praça Vitória, s/n – Vila Voturuá).
Mas e a vacina da gripe?
A Sesau reforça que a Campanha Nacional de Vacinação, organizada pelo Ministério da Saúde, se encerrou no dia 31 de agosto de 2021. As vacinas são distribuídas aos estados, que repassam às cidades. Em São Vicente, 22,44% dos munícipes compareceram aos postos de saúde para receber o imunizante.
Até o momento, não há orientações técnicas ou doses a serem enviadas para reabertura da campanha. São Vicente segue atenta às recomendações passadas pelo Estado de São Paulo.