Graças à vacinação em massa, o número de internações e mortes por Covid-19 tem reduzido cada vez mais em São Vicente. Por outro lado, mais de 30 mil vicentinos não compareceram aos postos de saúde para se vacinar, ou não completaram o ciclo de imunização. Atenta a isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), lançou o ‘Carro da Vacina’, veículo adesivado e equipado com som, que percorre os bairros vacinando a população.
Nesta quinta-feira (9), a estreia foi no Jardim Rio Branco, bairro que registra a maior quantidade de faltosos na Área Continental. Um deles era o Davison Barbosa, de 36 anos, que havia tomado a primeira dose no dia 25 de agosto e não compareceu para receber a segunda aplicação. Ele explica que não pôde tomá-la devido à sequência de viagens de trabalho, mas agora a oportunidade bateu na porta da casa dele. “Venham tomar a vacina. Essa é a única forma de vencermos essa pandemia, principalmente após o surgimento dessa nova variante”, disse o morador, deixando um recado a toda a população.
Silas Pereira dos Santos, de 56 anos, levou o tio, Luciano dos Santos, de 84, para receber a segunda dose. O morador explica que não havia conseguido, até agora, se deslocar até uma unidade de saúde em razão de um problema de saúde de sua mãe. “Na correria, infelizmente não foi possível levá-lo.”
Graças ao Carro da Vacina, Silas colocou a carteira de vacinação do tio em dia. Consciente da importância que o imunizante possui, Silas enfatizou. “Tomando a vacina, cuidamos de nós mesmos e do próximo também.”
Silas ainda fez questão de parabenizar essa nova medida adotada pela Prefeitura. “Essa iniciativa foi excelente e fundamental, não só para nós, mas para todos que possuem dificuldade de deslocamento. Muito bacana!”
“Lançamos o Carro da Vacina com o intuito de diminuir os mais de 30 mil faltosos na Cidade. Entendemos que essa é mais uma ferramenta para fornecer às pessoas a possibilidade de se vacinarem com facilidade e fazendo com que elas compreendam a importância de completar a imunização. Com a chegada da variante Ômicron, não queremos regressar às fases mais restritivas novamente. E, para isso, contamos com a ajuda da população”, ressalta a secretária de Saúde, Michelle Santos.
Neste primeiro dia, 38 pessoas foram vacinadas e os moradores do Rio Branco que perderam a oportunidade ainda podem aproveitar o Carro da Vacina nesta sexta-feira (10). O atendimento é das 9h às 16h.
No sábado (11), o veículo passará pelo Centro, vacinando a população das 8h às 14h.
Documentos – Para a primeira dose, que também está disponível no Carro da Vacina, é necessário levar RG e comprovante de residência. O cadastro no site ‘VacinaJá’ é fundamental.
Para a segunda ou terceira dose, é obrigatória a apresentação de um documento com foto e o cartão de vacina, com o registro da primeira ou das duas doses.