Em São Vicente, a campanha “Novembro Azul” entra na reta final e, nesta semana, outras duas unidades estão de portas abertas para atendimento aos homens. Neste sábado (27), a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Rio Branco, na Área Continental, e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, na Área Insular, funcionam para receber quem não consegue utilizar o serviço de saúde em dias da semana.
“Nas sextas-feiras deste mês, oferecemos atividades físicas, palestras sobre a prevenção do câncer de próstata, rodas de conversa com quem superou a doença, coleta de exames, testes rápidos para sífilis e serviço odontológico”, explica a diretora da Atenção Básica de São Vicente, Paola Bueno Canas.
Gleba 2, Parque das Bandeiras, Vila Cascatinha, Jardim Irmã Dolores, Vila Ponte Nova, Vila Voturuá, Humaitá e Parque São Vicente já tiveram suas unidades abertas aos sábados e, desta vez, Rio Branco e a Central são as próximas a oferecer os atendimentos. Moradores de bairros vizinhos também estão convidados a comparecer em uma das unidades.
“Aos sábados, oferecemos triagem de enfermagem, aferição de pressão arterial e dextro (detecção de diabetes), avaliação antropométrica (medida das dimensões físicas de uma pessoa, que inclui peso, circunferência abdominal, altura, Índice de Massa Corporal – IMC, percentual de gordura e índice de padrão de crescimento), solicitação ou coleta de exames, consulta médica (após triagem) e prevenção do câncer bucal”, completa Paola.
“Este é nosso último fim de semana da campanha. Nada mais justo que fechar com chave de ouro, comparecendo em uma das unidades e colocando a saúde em dia”, afirma a secretária de Saúde, Michelle Santos.
Novembro Azul – A campanha consiste em alertar os homens sobre o câncer de próstata e outras doenças, para que deixem de lado os mitos e preconceitos em torno do exame para detecção da doença, buscando cuidar melhor de si mesmos. O problema maior está na realização do toque retal, considerado tabu. “Não fere a masculinidade de ninguém e previne contra o segundo maior tipo de câncer que acomete os homens”, explica a secretária de Saúde, Michelle Santos.
A recomendação é que as avaliações anuais comecem a partir dos 40 anos, caso haja encaminhamento médico ou casos na família e, obrigatoriamente, aos 50 anos. “Os fatores que ajudam com o aumento do desenvolvimento do câncer começam aos 60 anos. Por isso, é necessário realizar o exame antes, justamente para identificar possíveis alterações precocemente ou trabalhar com a prevenção”, comenta Michelle.
Por isso, é importante que os homens compareçam a uma das duas unidades neste sábado (27) para cuidar da saúde. “Esse tabu de que o homem não se preocupa com a saúde precisa ser quebrado. Essa doença é silenciosa em sua fase inicial e perigosa. Daí a necessidade de exames preventivos. Se você já realizou os procedimentos há um ano, retorne ao médico. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura”, conclui a secretária.
Confira os postos que atendem neste sábado (27), das 9h às 15h:– ESF Rio Branco (Rua Eduardo Cação s/n) – Área Continental- UBS Central (Avenida Antonio Emmerich, 509) – Área Insular