Passeios especiais, gastronomia, música, dança, artesanato. O Centro Histórico vai ganhar um clima de diversidade internacional, no próximo fim de semana (19 a 21 de novembro), com a segunda edição do Festival do Imigrante, evento da Prefeitura para homenagear os diversos povos que colaboraram com o desenvolvimento do Brasil.
A festa será realizada em espaços como bonde turístico, Praça Mauá, Bulevar da Rua XV de Novembro, Rua do Comércio, Estação do Valongo, Museu Pelé, Museu do Café e Rua Tuyuti, com dezenas de atrações homenageando a cultura da Alemanha, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, países árabes e africanos, Paraguai e Portugal e Paraguai.
A abertura ocorre na sexta-feira (19), às 17h, em cerimônia na Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre s/nº, Valongo), seguida do Desfile das Nações com bandeiras dos países participantes, apresentação de DJ com músicas tradicionais nas nações homenageadas.
Outra atração especial da abertura é a saída do Bonde das Nações e os dois passeios noturnos da linha turística, que serão realizados 19h e 20h (vendas antecipadas a partir do dia 17, no Museu Pelé- Largo Marquês de Monte Alegre, Valongo).
Durante o festival, a Estação do Valongo será o ‘point’ para quem quiser experimentar delícias da Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, países árabes, Paraguai e Portugal, além da feira de artesanato Feito em Santos, exposição de carros antigos e visita monitorada à oficina dos bondes.
Também haverá feira de artesanato criativo na Praça Mauá, local que será o ponto de partida para o walking tour pelo Centro Histórico com o tema “Imigração”.
DANÇA E MÚSICA
A Rua Tuyuti se transformará um espaço multicultural com apresentações de música e dança de diversas nações. Destaque para a vinda do cantor Aymeric Frerejean, que canta versões francesas de sucessos da MPB e músicas autorais, além de apresentações de Portugal, Espanha e Grécia, Itália e Cabo Verde.
A música internacional também vai permear todo o Centro com a banda Jazz Walkers, que fará apresentações itinerantes pela Praça Mauá, Rua do Comércio, Valongo etc.
OFICINAS
Os museus Pelé e do Café serão os espaços para quem quiser aprender mais, com oficinas gastronômicas de comidas típicas, dança, origami e mangá e até uma palestra que ensinará os participantes pesquisarem sobre seus antepassados. Tudo sobre as inscrições aqui.
O Museu Pelé também receberá uma mostra de produções audiovisuais internacionais e exposições de arte.
INFANTIL
Para as crianças, haverá muita diversão com apresentações lúdicas e brinquedos infláveis na Rua Comendador Neto.