“Eu vejo na TV, o que eles falam sobre o jovem não é sério. O jovem no Brasil nunca é levado a sério”. A música da banda Charlie Brown Jr. traz uma profunda reflexão sobre a forma como a juventude é tratada no Brasil.
Mas se depender da coordenadora da juventude de São Vicente, Geovana Albuquerque, a letra fará cada vez menos sentido, com tantas ações de engajamento promovidas atualmente para os jovens, muitas nos últimos dias, quando foi realizada novamente a ‘Semana da Juventude’ em São Vicente.
Em alusão ao Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto, diversas atividades especiais foram realizadas. O encerramento da ação aconteceu nesta terça-feira (17), no Ginásio Poliesportivo Dondinho, e contou com apresentações de capoeira, caratê e danças. Além disso, o MC Bó do Catarina também marcou presença.
Para Geovana, a semana é um marco histórico no Município. “A história da nossa Cidade é riquíssima. Somos a Primeira do Brasil, e poder realizar esta ação aqui é algo que me deixa muito feliz. Podem ter certeza que muitas novidades ainda virão por aí”, afirmou.
O evento também contou com a participação do Conselho Municipal da Juventude (CMJ). Uma das representantes é Andrielly Rita, que falou sobre o papel do conselho na sociedade. “O Conselho da Juventude foi reativado recentemente e, desde então, seguimos fiscalizando leis, atendendo e ouvindo os jovens vicentinos. Queremos conquistar cada vez mais pessoas para eventos como esse.”
Além do CMJ, participaram da elaboração dos eventos a Câmara Municipal de São Vicente, Sebrae, Politize!, Assessoria Especial de Políticas Públicas para Mulher, Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, Diretoria Regional de Ensino, além de diversas outras secretarias da Prefeitura de São Vicente.