A Secretaria de Saúde (Sesau) de São Vicente iniciou o monitoramento de um homem de 28 anos e uma mulher de 27, moradores da Cidade, que foram diagnosticados com a Covid-19 causada pela variante Delta. Ambos buscaram atendimento médico no Hospital Municipal em 20 de julho, onde fizeram coleta para confirmação da doença.
O casal apresentou os mesmos sintomas, como dor de cabeça, dor no corpo, dor de garganta, febre e coriza e não precisaram de internação. Foram medicados e cumpriram quarentena em casa. Dois familiares que tiveram contato com eles também estão sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde.
Os dois não tiveram contato com nenhuma pessoa de fora do país e nem viajaram para o exterior. Ambos não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 por já estarem contaminados quando a campanha alcançou a faixa etária deles.
A confirmação de que o contágio do casal se deu pela variante Delta do novo coronavírus foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz e comunicada nesta quinta-feira (5) ao Município, pela Gerência de Vigilância Epidemiológica (GVE).
Os sintomas desta variante são mais parecidos com os da gripe comum, como a coriza, mal-estar e dor de cabeça.
Os cuidados que a população precisa ter são os mesmos desde o início da pandemia, com uso obrigatório de máscara, distanciamento social, evitar aglomerações e higienização constante das mãos.
A notícia apenas reforça, mais uma vez, a importância da vacinação que, em São Vicente, está bastante avançada, imunizando neste momento as pessoas com 20 anos. Lembrando que o ciclo vacinal só é concluído com a segunda dose. Por isso, as pessoas devem tomar a vacina e se atentar ao calendário, sem escolher marca, já que todos os imunizantes são aprovados, seguros e eficazes.
Estamos muito felizes está vacinando os jovens parabéns prefeito