Geral

Vacinação de adolescentes em SP está em risco após corte de envio de doses do Governo Federal

O governo de São Paulo anunciou na tarde desta quarta-feira (5) que a data do início da vacinação para adolescentes no estado fica “em aberto” até a regularização do repasse das doses da vacina da Pfizer contra Covid-19 pelo Ministério da Saúde. A imunização dos adolescentes estava prevista para começar no dia 18 de agosto, e só vacinas da Pfizer estão liberadas para o grupo no Brasil até agora.
Segundo o governo do estado, foram repassadas 228 mil doses da Pfizer de um total de 456 mil a que São Paulo teria direito na divisão proporcional entre os estados (o critério é o tamanho da população). O Ministério da Saúde negou ter prejudicado o estado, mas o governo estadual informou que vai acionar a Justiça.
“O início de vacinação dos adolescentes do estado de são Paulo está neste momento com a sua data de início em aberto. Isto se deu por conta da redução do envio proporcional de vacinas da Pfizer para o estado de São Paulo”, disse o secretário-executivo da Saúde, Eduardo Ribeiro.
De acordo com Ribeiro, a data para começar a vacinar o grupo ficará indefinida até que o “Ministério da Saúde regularize esta situação e garanta a continuidade dos envios de doses na proporcionalidade que vem sendo praticada por ele, ministério, até aqui”.
O plano estadual de imunização definiu o inicio da vacinação dos adolescentes com comorbidade, com deficiência, gestantes e puérperas no dia 18 de agosto. Até o momento, apenas a vacina da Pfizer está liberada para uso em pessoas de 12 a 17 anos no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *