A pobreza menstrual é uma dura realidade, principalmente no ambiente escolar. Assunto que, em São Vicente, ganha a atenção especial dos gestores públicos através de um projeto chamado ‘Entre Elas’, idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Imprensa e Comunicação, além da Coordenadoria da Juventude e Assessoria de Políticas Públicas para a Mulher.
O lançamento oficial aconteceu na última quarta-feira (21), na UniBR, e contou com a presença do prefeito Kayo Amado e diversas autoridades municipais.
O objetivo é combater a pobreza menstrual nas escolas municipais através da arrecadação e doação de absorventes femininos. Isso porque, com a falta de recursos para o acesso a produtos básicos de higiene íntima, algumas meninas perdem boa parte das aulas porque não querem passar por constrangimento.
“Quem não tem acesso à orientação acaba vivendo situações traumáticas e mais difíceis. Foi pensando nessas meninas, e nas mulheres em geral, que resolvemos trazer à tona esse tema. Mesmo no nosso ciclo, precisamos trabalhar e estudar como se tudo estivesse normal”, afirmou a presidente do Fundo Social, Thaynã Carneiro.
Ainda de acordo com a presidente do FSS-SV, várias ‘Mulheres-Maravilhas’ se juntaram para construir esse projeto que “vai ganhar força, porque as pessoas vão ajudar e vamos avançar cada vez mais”, disse Thaynã.
A assessora da Coordenadoria da Juventude, Geovana Albuquerque, ressaltou a importância da campanha. “Quando estamos na adolescência, muitas mudanças acontecem em nossas vidas, no nosso corpo, e não nos sentimos à vontade para falar com a mãe, com a irmã. É uma questão que tem várias vertentes, da falta de informação, da falta de orientação, na falta de segurança e, infelizmente o mais grave, a falta de acesso aos absorventes e a consequente falta de dignidade que isso traz”, comentou.
A secretária de Educação, Nívea Marsili lembrou do impacto que esse problema social acarreta no desenvolvimento educacional de diversas meninas. “É um assunto que deve envolver sim a comunidade escolar para que possamos contribuir com a saúde e a autoestima dessas meninas, quebrar tabus, conscientizar e ajudar de todas as maneiras.”
A diretora da Proteção Básica Social de São Vicente, Edna Bonfim, a enfermeira Luciana Anselmo, da Secretaria da Saúde e a assessora de Políticas Públicas para a Mulher, Hanna Pereira também participaram do lançamento do ‘Entre Elas’.
A vice-prefeita Sandra Conti contou um pouco de sua trajetória em uma família com várias mulheres. “A vinda da menstruação é um momento de angústia e constrangimento.Quando soube desse projeto eu vibrei, pois precisávamos desse olhar sensível e feminino vindo de mulheres para alcançarmos essas meninas”, disse.
O prefeito Kayo Amado reforçou a importância dos homens também se engajarem no projeto. “Para ajudar, basta estarmos dispostos a ouvir sobre a importância, as dificuldades, os tabus, os conflitos. Que bom que esse assunto está saindo do papel e que, em São Vicente, podemos governar para todos”, afirmou.
Os pontos de arrecadação estão no Paço Municipal, no Fundo Social de Solidariedade e na Subprefeitura da Área Continental. Todos os tipos de absorventes externos serão aceitos. Todas as doações serão levadas às escolas.