Uma boa notícia para as mulheres da Cidade. Isso porque a Secretaria de Saúde (Sesau) voltou a realizar as que as cirurgias ginecológicas em São Vicente, que estavam suspensas desde o início da pandemia, em março de 2020.
O objetivo é restabelecer o serviço no Município, suprindo as demandas da rede de saúde municipal, cuidar e prevenir o agravamento de doenças por conta da demora no atendimento cirúrgico. Será realizada uma triagem das pacientes para diagnosticar a complexidade do atendimento e a real necessidade do procedimento.
Serão duas salas no Centro Cirúrgico, no Hospital Municipal, atendendo sempre aos sábados, em regime de mutirão, e com acompanhamento de anestesista e dois profissionais: um ginecologista e um urologista. As pacientes realizam o pós-operatório no 1º andar da unidade.
Até o momento, já foram realizadas dez cirurgias de diferentes tipos, como: laqueadura (esterilização), anexotomia (extração dos anexos do útero), ooforectomia (remoção do ovário), miomectomia (remoção de um mioma uterino), dentre outros.
É importante sempre realizar um acompanhamento médico, para evitar agravamentos de doenças, como explica a secretária de Saúde, Michelle Santos. “O acompanhamento ginecológico deve fazer parte da lista de checkup regular de toda mulher. Isso porque a prevenção continua sendo o melhor caminho para evitar problemas e ter uma boa saúde. Muitas doenças não se mostram através de sintomas visivelmente perceptíveis”, comenta.