A pandemia da Covid-19, além de ser a pior crise sanitária dos últimos tempos, impactou profundamente a economia de famílias inteiras. Pensando nisso, a Prefeitura de São Vicente compôs um Comitê Gestor de Recuperação Econômica – COGERE, formado por secretarias estratégicas, com objetivo de acompanhar e propor medidas de recuperação fiscal, econômica e financeira do Município, alinhando as demandas setoriais e produtivas à atuação do poder público.
O objetivo é gerar um plano de retomada para reaquecer a economia, alavancar a geração de emprego e renda na Cidade, promover o crescimento da arrecadação, apoiar os empresários nas situações de enfrentamento e propor um cronograma de acordo com a priorização de cada ação identificada.
O COGERE também conta com participação da Associação Comercial e Empresarial de São Vicente e do Sebrae, entidades que darão apoio na deliberação e na adoção de medidas para mitigar os impactos econômicos e sociais resultantes da pandemia, buscando o equilíbrio entre o setor produtivo e as medidas sanitárias.
Vale ressaltar que a Administração Municipal já promoveu algumas ações que beneficiam a economia e, consequentemente, a manutenção de postos de trabalho no comércio. Como exemplo, estão as medidas de incentivo tributário aos comerciantes, prorrogando os vencimentos dos tributos de ISSQN e IPTU de atividades comerciais não essenciais e a isenção da taxa de vigilância sanitária. Tais medidas têm o objetivo de aliviar as contas dos comerciantes, possibilitando que eles permaneçam de portas abertas e mantenham os empregos.
No quesito programas de capacitação, o Município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Relações do Trabalho (Sedect) tem promovido diversos cursos voltados, principalmente ao pequeno e microempreendedor. Muitos desses cursos têm a parceria do Sebrae.
“Todo mundo sofreu muito com as consequências da pandemia. Foram muitos empregos perdidos, pessoas passando grandes dificuldades financeiras e nosso trabalho é começar a construir uma base sólida na Cidade para a retomada econômica pós pandemia, com a geração de oportunidades de estudo, de capacitação profissional e geração de empregos. Neste sentido, criamos um comitê para discutir esta retomada, envolvendo várias secretarias e diversas parcerias, com Senai e Sebrae, por exemplo. Nos próximos dias, já iremos anunciar cerca de mil vagas de cursos de capacitação em nossa cidade”