São Vicente

Vereador pede ao Estado implantação de IML em São Vicente

O vereador Jaiton Jatobá (Podemos) solicitou, por meio de requerimento, ao Governo do Estado, providências para a implantação de um Instituto Médico Legal (IML) no Município. O ofício foi encaminhado ao Secretário de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos e Governador João Doria.
O Instituto Médico Legal, mais conhecido pela sua sigla IML, subordinado ao Governo do Estado de São Paulo, compete: a realização de necropsias e laudos cadavéricos para as Polícias Científicas na Área de Medicina Legal. É um órgão público subordinado à Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Nos IMLs, também são realizados vários exames de corpo de delito e perícias, como autópsias; exames de tanatologia (identificação da causa da morte); exames de toxicologia; exame de lesões corporais; exames de constatação de violência sexual; exame de sanidade mental e exames de constatação de doença sexualmente transmissível.
Especial destaque para a realização de exames em mulheres que tenham sido vítimas de violência sexual e que em geral ficam emocionalmente muito abaladas e precisam ser apoiadas e recebidas em ambiente adequado.

“A criação de um IML em São Vicente, ao nosso ver, viria atender um grande contingente populacional que atualmente encontra sérias dificuldades, especialmente quando se dá ocorrência de falecimentos de pessoas em suas próprias residências, em que há necessidade de laudos por parte do IML”, diz o vereador Jatobá.
O parlamentar lembra que os familiares dessas pessoas precisam enfrentar uma verdadeira maratona para obtenção desses laudos, tendo que recorrer ao IML de outros municípios e aguardar horas a finco para liberação desse documento.
“É impossível que uma cidade densamente habitada como São Vicente e tão antiga com 489 anos de idade, não disponha de um IML para prestar atendimento à população local”, dias Jatobá;
“Vemos que em momentos tão tristes como esses, seja pela perda de entes queridos, ou perante situações traumáticas, em que se faz necessário atendimento especializado, é inadmissível que a população de São Vicente continue a se sentir desamparada sem poder contar com uma unidade do IML local”, completou .

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *