A campanha para disciplinar o uso da ciclovia da orla, que está na sua segunda semana, já alcançou quase 1.300 mil ciclistas. A maioria entendeu a abordagem feita por agentes da Companhia de Tráfego (CET-Santos) para advertência sobre alguma prática indevida na direção da bike e acatou a orientação recebida.
Contudo, dois condutores insistiram no comportamento irregular e tiveram o veículo apreendido.
Nesta terça-feira (24), a ação voltou a ser realizada na Av. Presidente Wilson, na altura da Rua João Antunes, nas proximidades do emissário submarino, no José Menino. Em duas horas, foram 54 abordagens, sem registro de recolhimento de bike. A maioria das orientações envolveu aqueles que pedalavam sobre a calçada ou na contramão da via.
Ao chegar ao emissário, o ciclista pode seguir pela ciclovia, que deixa a área do jardim e passa a margear a faixa de areia. Se quiser ir pela avenida, precisa descer e conduzir, a pé, a bicicleta pela calçada. “O ciclista tem a sensação de que ele tem a prioridade no trânsito, mas deve entender que precisa respeitar o pedestre e, assim como os demais veículos, obedecer à sinalização de trânsito”, observou o cabo Pulise, da Polícia Militar, que participou da ação desta quarta.
A campanha tem ainda o apoio da Guarda Municipal. As blitze acontecem em dias e horários alternados, em pontos da ciclovia com maior movimento. Nesta quinta-feira (25), será repetida na Ponta da Praia, próximo à balsa.
CONSCIENTIZAÇÃO
Nas ações, a apreensão da bike se dá apenas caso a conduta indevida do condutor persista, mesmo após receber a orientação dos operadores de trânsito. Isso já num segundo momento (de fiscalização), quando o mesmo ciclista volta ser parado, desta vez por agentes da PM ou da GM. “O grande intuito da iniciativa é a conscientização. Por isso, primeiro o ciclista é informado, orientado. O veículo só é aprendido em último caso”, destaca a diretora de Planejamento e Projetos da CET, Luciane Beck.
Mesmo quando ocorre a apreensão, a companhia ainda busca trabalhar o comportamento incorreto, já que o ciclista pode ficar isento da taxa para retirada do veículo, desde que faça uma rápida reciclagem.
Devido à pandemia, o atendimento, gratuito, para orientações sobre normas segurança para conduzir a bike e noções de cidadania está sendo feito de forma remota. Sem reciclagem, é obrigatório o pagamento da taxa de R$ 47,80.
Recomendações importantes para ciclistas
- Respeite a sinalização de trânsito
- Opte por vias com ciclovia ou ciclofaixa. Quando não for possível, pedale no lado direito da via, junto ao meio-fio ou acostamento, no mesmo sentido dos demais veículos
- Em ciclovia, mantenha fila única quando estiver em grupo; pedale em velocidade reduzida, não ande na contramão e tenha atenção redobrada em pontos de travessia de pedestres
- Nas calçadas, praças e calçadões, desça da bicicleta e empurre-a
- Mantenha a bicicleta e os freios em bom estado e equipados com os itens obrigatórios: campainha, espelho retrovisor esquerdo e sinalização noturna (olhos de gato) dianteira, traseira, lateral e nos pedais
- Quando pedalar à noite, dê preferência a roupas claras ou refletivas.