A segunda-feira (8) ficou marcada na história de São Vicente com o início da imunização contra a Covid-19 em idosos e profissionais da saúde. Para celebrar uma data tão esperada por todos, duas personagens especiais roubaram a cena nesta manhã, na sede do Fundo Social de Solidariedade (FSS).
Acompanhada de seus familiares, dona Josephina Marquezano Hamuch, que comemora 104 anos hoje, foi a primeira idosa da Cidade a receber a vacina. Quando bebê, ela já sobreviveu à gripe espanhola, que causou a morte de cerca de 50 milhões de pessoas em 1918. Agora, 103 anos depois, recebe a imunização da Covid-19.
“Estava ansiosa mesmo, esperando faz tempo por esse momento. Estou muito feliz e grata a Deus e ao prefeito”, conta ela, com a expressão de felicidade não mais contida em seu rosto.
Dona Pina, como é chamada pelos mais íntimos, ganhou um bolo de aniversário e parabéns, com a presença do prefeito Kayo Amado, da presidente do Fundo Social de Solidariedade Thaynã Carneiro e da secretária da Saúde Michelle Santos.
Emocionada, ela alerta àqueles que desconfiam de alguma forma do imunizante. “A vacinação agora é um dever da gente, pra essa doença passar. Não há por que ter medo”, afirma, com lucidez e uma saúde de ferro.
Dona Nancy Pinto Intrieri, de 99 anos, também foi uma das primeiras idosas a receber a dose. Acompanhada pela nora Dirce Intrieri, ela está extremamente confiante em dias melhores e pede para que todos se imunizem. Vicentina de raiz, perguntada se tem medo da vacina, Nancy respondeu que “se vacinar é uma obrigação da pessoa, não tem nada de mais, não”, esticando o braço para receber para sua tão aguardada dose.
A vacinação para idosos e profissionais da saúde segue nos 26 postos, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), que estão imunizando de segunda a sexta-feira, das 9 às 15h30.
Dois postos exclusivos para vacinação de idosos estão funcionando na Subprefeitura (Avenida Ulisses Guimarães, 211, no Jardim Rio Branco – Área Continental) e Fundo Social (Rua Benedito Calixto, 205, no Centro – Área Insular), das 9 às 15h30. A expectativa é que, ao todo, 1533 idosos recebam o imunizante contra a Covid-19 ainda nesta semana.
Documentos – para se vacinar, os idosos devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Já os trabalhadores da saúde têm que estar ativos e comprovar que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, como hospitais, clínicas, ambulatórios e laboratórios. Será necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência, carteira do Conselho e documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde (holerite, contrato ou carteira de trabalho. Para autônomos, apresentar alvará do estabelecimento).
Para facilitar e agilizar a vacinação, a Secretaria da Saúde (Sesau) pede que idosos e trabalhadores da saúde façam o pré-cadastro no site Vacivida, por meio do link https://vacinaja.sp.gov.br/. O registro não é obrigatório, mas essencial para o andamento do atendimento.
Acamados – idosos que agendaram previamente a vacina serão imunizados, também, a partir dessa segunda-feira (08). Os acamados que não fizeram o cadastramento, ainda podem solicitar pelo telefone/WhatsApp (13) 3467-6632.