No ano de 2020, a educação passou por uma transformação. De uma hora para outra, as salas de aula se tornaram um local de risco e todo o contato foi feito através de uma tela. Adaptar-se à nova situação exigiu de alunos e professores um esforço maior, porém não impediu as conquistas. Na EMEF República de Portugal (Bitaru), 12 alunos ingressaram na ETEC Ruth Cardoso para cursar o Ensino Médio.
O resultado simboliza uma ação em equipe, realizado pelos estudantes, docentes e pela família. “É uma vitória da comunidade escolar. Isso vem para coroar um trabalho que está sendo feito desde muito antes”, relata a diretora da escola, Ana Lúcia.
A Escola República de Portugal aderiu ao Programa de Jornada Ampliada (Projam) em 2019 e, desde então, realiza aulas preparatórias para incentivar os alunos a ingressarem em instituições estaduais e federais.
A professora de matemática, Eliane Barbalho, sempre participou do projeto e em 2020 teve que encontrar forças junto aos seus alunos para continuar acreditando em um futuro melhor. “A gente vai buscando fôlego por eles. Foi um trabalho de motivação, para mostrar mais uma vez que não foi um ano perdido”.
A rotina foi puxada. A estudante Adélia Gutierrez de Castro Lancha, 15 anos, não tinha acesso diário à internet e buscou alternativas para acompanhar as aulas. A classificação na ETEC trouxe uma alegria imensa. “Só de pensar que eu consegui um ensino melhor, é perfeito”, comemora.
Já para Ana Beatriz Fernandes Alves, 15 anos, a oportunidade é uma forma de fazer aquilo que ela mais ama. “Sou apaixonada pelos estudos e nunca vou parar”.
A conquista desses jovens merece ser comemorada como uma representação do trabalho incansável dos professores e da determinação dos alunos em perseguir os seus sonhos.